Flavio Faloppa
Flavio Faloppa nasceu em 16 de julho de 1953, na cidade de São Paulo. De origem humilde é filho de Edmundo Faloppa e Irma Pegoraro Faloppa; e casado com Marina Mellone Faloppa, com quem teve três filhos: Paula, Luis Fernando e Mariana.
Estudou o ensino primário e secundário em colégios públicos, na cidade de São Paulo. Em 1974, foi aprovado no exame do Cescem para cursar medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM). Na graduação teve intensa atividade acadêmica, participando do Centro Acadêmico Pereira Barreto de várias atividades extracurriculares como estágio no Banco de Sangue e na UTI do Hospital São Paulo.
Durante os seis anos de graduação trabalhou como acadêmico nos plantões noturnos e fins de semana no Laboratório Central do Hospital São Paulo. A partir do 4o ano foi aprovado para estágio de ortopedia no Hospital Presidente, através do programa do CIEE5 , o que determinou sua escolha por esta especialidade.
Formado em 1979, nos dois anos seguintes fez a especialização em ortopedia e traumatologia na Escola Paulista de Medicina. Após receber o título de ortopedista, por influência do professor Walter Manna, Albertoni decidiu também se especializar na cirurgia da mão (1983).
Desde a graduação, Flavio Faloppa ficou fascinado pela carreira acadêmica. Ingressou no programa de pós-graduação, em 1983; fez o mestrado, em 1985; o doutorado, em 1988; e a livre-docência, em 1994. No ano de 1988, prestou o concurso e foi aprovado como professor adjunto da disciplina de ortopedia da EPM, que se tornou Departamento, em 1991.
Na Escola Paulista de Medicina exerceu diversos cargos, tais como: chefe da disciplina de cirurgia da mão (1998-2002); chefe do Departamento de Ortopedia (2004- 2008); professor do Programa de Pós-Graduação, desde 1988; e presidente do Conselho Gestor do Hospital São Paulo (2009-2014).
Em 1993, a lado do doutor Walter Manna Albertoni e do doutor Vilnei Mattioli Leite, criaram, na Escola Paulista de Medicina, a Casa da Mão, voltada à cirurgia ambulatorial, que se tornou um dos mais importantes centros para atendimento dos acidentados de mão no país, além de servir para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Flavio Faloppa foi eleito presidente da SPDM – Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (2008-2009).
Orientou 34 mestrados; 32 doutorados; 34 alunos de iniciação científica e quatro pós-doutorados.
Publicou 209 trabalhos científicos; tres livros e 39 capítulos de livros.
Foi pesquisador na categoria 1 do CNPq ; consultor da Capes , Fapespe CNPq.
Participou de várias atividades societárias, destacando-se que presidiu a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) da SBOT.
Flávio Faloppa foi eleito Conselheiro Vitalício do Sport Club Corinthians Paulista, em 2006, e participou de Comissões de Assessoria no Ministério da Saúde e no Ministério da Educação.
Sua atividade acadêmica e profissional sempre foi pautada pela ética e humanidade.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Em decorrência das recomendações dos órgãos estatais de saúde pública de não aglomeração por causa da pandemia do cononavírus, a posse ocorreu em reunião virtual, através da Plataforma Zoom.
Cescem: Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas.
Luiz Pereira Barreto (1840-1923) foi membro fundador e primeiro presidente (1895-1896) da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo. Seu nome é honrado como patrono da cadeira nº 1 desse augusto sodalício.
UTI: Unidade de Tratamento Intensivo.
CIEE: Centro de Integração Empresa-Escola.
Walter Manna Albertoni é o segundo ocupante da cadeira no 119 da Academia de Medicina de São Paulo sob a patronímica de Oswaldo Lange (1903-1986).
CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Fapesp: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.