Heloisa Oria
Heloisa Oria nasceu em 26 de abril de 1931, na cidade de São Paulo. Cursou o primário e o secundário no Externato, depois, ginásio Elvira Brandão, e o colegial no Mackenzie College.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1955. Ainda enquanto acadêmica realizou um ano de internato em pediatria. Dedicou-se a essa área, obtendo o título de especialista. Posteriormente fez especialização, pós-graduação e mestrado como sanitarista pela Faculdade de Saúde Pública da USP e pela Fundação Getúlio Vargas.
Trabalhou como pediatra nos seguintes estabelecimentos: Caixa Beneficente da Guarda Civil, transformada depois em Polícia Militar; Departamento de Assistência ao Escolar; ambulatório da clínica pediátrica do Hospital das Clínicas da FMUSP, no CSII Butantã; no setor administrativo da Secretaria de Estado da Saúde, área da criança; e no Hospital Municipal Inácio Proença de Gouvêa, tanto na superintendência médicohospitalar de urgência, como no Departamento de Saúde da Comunicação e no Grupo de Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
Heloisa Oria é membro da Associação Médica Brasileira, Associação Paulista de Medicina e Sociedade Brasileira de Pediatria. Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 7 de março de 1985 – exatamente no dia e mês da comemoração do primeiro centenário desse sodalício –, sendo a fundadora da cadeira no 125, cujo patrono é José Oria, seu pai.
Aposentou-se em 1991.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Heloisa Oria faleceu no dia 13 de setembro de 2017, aos 86 anos.