PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Jamil Chade

Jamil Chade nasceu em 12 de janeiro de 1938, na cidade de Oriente (SP). É casado com Milca Chade e tem três filhos: Jamil, mestre em relações internacionais pela Universidade de Genebra – Suíça, onde vive há 14 anos, e conhecido correspondente internacional do jornal O Estado de São Paulo; Daher, mestre e doutor em urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e Milca, mestra em mastologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Jamil Chade é filho de imigrantes libaneses que vieram à procura de nova pátria e de trabalho. Em 1959 ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara, hoje, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM – UERJ), graduando-se em 1964. Fez dois anos de internato no Hospital Getúlio Vargas e, ainda como estudante, estagiou no Hospital Samaritano e Hospital Pro Matre, ambos no Rio de Janeiro. 

Veio para São Paulo e, em 1967, foi aprovado no concurso da Divisão da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP), exercendo aí funções de docente. Dentre suas pesquisas nessa renomada instituição destaca-se: “Avaliação dos Sintomas em Pacientes com Cistite Intersticial Tratados com a Ciclosporina”. 

Foi também aprovado em concurso para urologista no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e obteve o título de especialista em urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). 

Entre 1986 e 1987, nos Estados Unidos da América, foi research fellow in surgery (urology), na Harvard Medical School.

No HC – FMUSP ministrou aulas no curso de graduação para alunos do 3o e 4o anos; coordenou o Centro de Estudos da Próstata (Cenpro), tendo realizado várias campanhas de prevenção do câncer de próstata; e tornou-se membro efetivo do Centro de Estudos Professor Gilberto Menezes de Góes, onde participou do grupo multidisciplinar na pesquisa da litogênese urinária. 

Foi admitido no Hospital Sírio-Libanês a convite do dr. Daher Cutait e do professor Sami Arap. Nessa instituição tornou-se membro titular do corpo clínico; atuou na primeira equipe de plantonistas, tornando-se chefe da equipe de urologia do pronto-atendimento; foi membro da Comissão de Ética Médica e do Credenciamento Médico, além de membro fundador do Centro de Estudos e Pesquisas, onde participou de diversos cursos, jornadas, simpósios e congressos. 

Entre 1967 e 2016 participou de congressos pela Sociedade Brasileira de Urologia em várias cidades do Brasil, atuando em mesas-redondas ou apresentando temas livres e palestras. 

Na Associação Paulista de Medicina (APM) foi eleito secretário (1991-1993) e presidente (1996-1997 e 1998-1999) do Departamento de Urologia da Divisão Científica. Na APM foi também eleito delegado (2000-2002) e participou, em 2004, do curso de capacitação das comissões de ética médica organizado pelo Cremesp . 

Jamil Chade é também membro das seguintes entidades: American College of Surgeons, Confederación Americana de Urología (atuou na diretoria), Sociedade de Reprodução Humana, Sociedade Brasileira de Nefrologia e American Urological Association. 

Dentre as suas participações destacam-se: Congresso de Urologia Internacional; conferência no Simpósio Internacional de Endourologia; videoconferência no Encontro Mundial de Cirurgia Renal; debatedor da sessão de discussão dos casos de HPB5 no Congresso URO-USP; conferência no Curso de Uroginecologia da APM; Congresso da Sociedad Iberoamericana de Urología Pediátrica; apresentação de pôster comentado: “Evaluation of Symptoms in Patients with Cystitis Interstitial with Cyclosporin a in Nephrokids” – International Congress; 19th Video Urology World Congress; palestra sobre o uso da ciclosporina no tratamento de pacientes de cistite intersticial realizada no XXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia, no estado do Rio Grande do Sul; palestra de endourologia em calculose renal promovida pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos; palestra sobre noções básicas em clínica urológica no Programa de Psicologia em Hospital, da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas. 

Jamil Chade atuou como professor convidado da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba; da Faculdade de Ciências Médicas de Santos; da Faculdade de Medicina de Valença, no Estado do Rio de Janeiro (2010- 2013), além de professor voluntário da Divisão da Clínica Urológica da FMUSP por quatro anos (2010-2014) após sua aposentadoria em 2010. 

Foi membro do conselho editorial das revistas: “Urologia Contemporânea” e “Diagnóstico e Tratamento”. Possui trabalhos publicados em revistas nacionais e do exterior, assim como é autor de capítulos de livros, sendo citado em vários trabalhos internacionais. 

Dentre as distinções recebidas citam-se: Honra ao mérito pela APM pelo trabalho científico exercido no Departamento de Urologia; mérito acadêmico e profissional outorgado na área da urologia do HC – FMUSP pela Câmara Brasileira de Cultura, homenagem recebida na data nacional da independência do Líbano – categoria medicina –, em sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo; homenagem outorgada pela Divisão da Urologia do Hospital das Clínicas, gravada em placa, com os dizeres: “Ao professor Jamil Chade, que com brilho intelectual, comprometimento com a instituição e sentimentos humanísticos maiores, influenciou e mudou sucessivas gerações de urologistas, engrandeceu a Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas” ; diploma de honra ao mérito outorgado pelo Cremesp pelos 50 anos de exercício da medicina; homenagem com button de ouro pela Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês.

Jamil Chade é também membro do Rotary Club International e dessa renomada instituição foi galardoado com o título Paul Harris Fellow

NOTA: 

A biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse, que ocorreu em 23 de agosto de 2016, no anfiteatro nobre do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.  

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Daher Elias Cutait (1913-2001) foi chefe do Serviço de Coloproctologia do HC – FMUSP de 1947 até a sua aposentadoria em 1983. Foi também diretor clínico do Hospital Sírio-Libanês desde 1965 até o seu falecimento, sendo um dos responsáveis em transformar uma acanhada instituição, mantida pela Sociedade Beneficente de Senhoras da Comunidade Sírio-Libanesa, num dos dez principais hospitais do país. 

Sami Arap foi professor titular de urologia da FMUSP. 

Cremesp: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. 5 HPB: Hiperplasia Prostática Benigna.

Dedicou-se ao ensino no Hospital das Clínicas durante 47 anos!  

O Acadêmico Jamil Chade faleceu no dia 15 de janeiro de 2024, aos 86 anos.