Jayme Murahovschi
Jayme Murahovschi nasceu em 7 de julho de 1932, no bairro do Ipiranga da cidade de São Paulo. É o primogênito de dois filhos de Moises Murachovsky e Anna Steinberg, jovens imigrantes vindos de Shtétels – vilas pobres habitadas por judeus que falavam ídiche da Bessarábia, hoje Moldavia.
Recebeu no batismo o ritual da circuncisão, e o nome em hebraico de seus avôs, ficando Haim = vida; Nussin = doar; ben = filho de Moshe = Moises. Sua mãe era intelectual e seu pai mascate. Embora tivesse vida difícil e dura, seus pais plasmaramlhe seu jeito de ser, introjetando-lhe os valores filosóficos e éticos do judaísmo, aliado a uma ideologia socialista utópica de um mundo fraterno, e o respeito e amor pelo país que os acolheram.
Jayme Murahovschi graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1956. Fez apenas o primeiro ano da residência em pediatria, indo trabalhar na Clínica Infantil do Ipiranga com os mestres Gomes de Matos e Aparecida Zacchi. Aí teve a oportunidade de executar e escrever trabalhos científicos muito avançados para a época sobre diarreia, a principal causa de morte das crianças
brasileiras na época.
Desenvolveu uma fórmula láctea, baseada no clássico leite albuminoso de Moll, que salvou centenas de crianças com desnutrição e diarreia protraída. Embora não fosse ligado à universidade, fez doutoramento na FMUSP, em1969, e livre-docência na Escola Paulista de Medicina (EPM – Unifesp). Em 1971, criou o departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Fundação Lusíada), da qual foi professor titular por 35 anos, com várias atividades pioneiras: promoção do aleitamento materno; alojamento conjunto mãe – recém-nascido; método canguru e mãe participante na enfermaria. O Hospital Universitário Guilherme Álvaro foi o segundo do Brasil a ser reconhecido como “Hospital Amigo da Criança”. Criou a inédita Cartilha da Amamentação e recebeu o 1º prêmio do Congresso Brasileiro de Pediatria (1985) pela criação das curvas de crescimento em lactentes, em aleitamento materno exclusivo.
Sócio fundador (1971) da Sociedade de Pediatria de São Paulo, foi o terceiro presidente (1973) e diretor de cursos (1981) com o vitorioso sistema de colóquio dirigido. Presidiu também o comitê científico do Congresso Paulista e LatinoAmericano de Pediatria (1973) e o Brasileiro (1989). Na Sociedade Brasileira de Pediatria foi membro dos Departamentos de Gastroenterologia e de Aleitamento Materno, além de presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial (2000-2003).
Em 1976, Jayme Murahovschi lançou o livro Pediatria: Diagnóstico+Tratamento, que se tornou o ícone dos livros para pediatras (hoje, na 7a edição), complementado com o livro Pediatria: ergências+Emergências; a Cartilha da Amamentação (do grupo de Santos) e o periódico “Pediatra In”. Está em fase final de preparação uma obra inédita – um e-book multimídia e interativo: A Nova Consulta
Pediátrica.
Jayme Murahovschi foi um dos pediatras mais convidados para palestras em todo o Brasil, em decorrência de uma vocação didática e empatia (sintonia) com as reais necessidades dos pediatras de todas as regiões do País.
Recebeu reconhecimento científico através de prêmios em pesquisas originais: Etiologia e Tratamento de Diarreias Agudas” (SBP, 1962); “Candidíase Intestinal” (APM, 1968) e “Enterotoxina” (SPSP, 1975).
Recebeu também o reconhecimento da categoria médica com as seguintes distinções: medalha Braz Cubas (Santos); Prêmio Nacional de Comunicação Médica (1988); Médico do Ano pela Associação Médica Brasil-Israel (2008); e O médico em que os Médicos Confiam (Datafolha, 2009). Outrossim, foi eleito pelas filiadas regionais da SBP para ser o primeiro titular de uma das 30 vagas da Academia Brasileira de Pediatria (2000), assim como foi empossado em 7 de março de 2012, como segundo ocupante da cadeira nº 130 da Academia de Medicina de São Paulo.
Desde 1957 tem atuado em consultório de pediatria. Clinicou por muitos anos no bairro do Ipiranga e depois nos Jardins, ajudando a criar várias gerações de crianças, sempre seguindo os mais elevados princípios da prática pediátrica que não se resume ao tratamento de doenças, mas sim o envolvimento e a promoção da saúde de toda a família.
Jayme Murahovschi é membro ativo da B´nai B´rith, entidade judaica de beneficência e defesa dos direitos humanos.
Casou-se em 1962 e tem quatro filhos: Denis, médico e consultor do Senado; Ilana, arquiteta; Ionah, administradora de empresas; e Daphne, advogada, que lhe deram 10 netos. Junto com outros familiares que são amigos, e amigos e companheiros que são como da família, o ajudam a fazer com que sua vida valha a pena ser vivida. Salienta que o esteio de sua família é sua esposa Enny (já nas bodas de ouro), e a quem deve o apoio afetivo e efetivo que lhe permitiram realizar mais do que supunha ser capaz.
NOTAS:
A Biografia foi fornecida pelo autor e a foto foi obtida por ocasião de sua posse na Academia de Medicina de São Paulo, em 7 de março de 2012.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Unifesp: Universidade Federal de São Paulo.
E-book ou ebook ou livro digital é uma publicação de um livro em formato digital composto por texto, imagens ou ambos, para ser lido em computadores ou outros dispositivos eletrônicos.
SBP: Sociedade Brasileira de Pediatria.
APM: Associação Paulista de Pediatria.
SPSP: Sociedade de Pediatria de São Paulo