PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Jenner Cruz

Jenner Cruz, filho do dr. Milton Cruz e da professora Maria de Lourdes Borges Vieira Cruz, nasceu em São Paulo, em 29 de maio de 1929. Casou com a médica professora dra. Helga Maria Mazzarolo Cruz, em 25 de abril de 1957, tendo 2 filhos e 2 netos. 

Fez o curso primário no Grupo Escolar Cel. Benedito de Almeida, em Mogi das Cruzes; o primeiro ciclo do curso secundário no Ginásio do Estado, em Mogi das Cruzes e o segundo ciclo no Colégio Estadual Franklin Delano Roosevelt, em São Paulo. Entrou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1948, onde permaneceu sempre entre os primeiros alunos do curso, tendo sido aprovado plenamente ou com distinção em 30 das 33 matérias do curso. Nunca teve dependência. 

Fez internato e residência de clínica médica no Hospital das Clínicas da FMUSP em 1954 e 1955. Após a residência foi convidado a permanecer na Unidade de Hipertensão e Nefropatias Médicas (denominada após de disciplina de nefrologia) da 1ª Clínica Médica do Hospital das Clínicas, o que fez até a sua aposentadoria compulsória, ao completar 70 anos de idade. 

Jenner Cruz ocupou outros cargos e funções, em geral por concurso público. Teve consultório médico particular em São Paulo, de 1o de janeiro de 1956 a 29 de abril de 1959, quando foi obrigado a fechá-lo em virtude de grave doença ocular, curada apenas em 1970. 

Em 1º de janeiro de 1973 foi nomeado professor titular da disciplina de nefrologia da Universidade de Mogi das Cruzes, cargo aprovado pela resolução no 2 do Conselho Universitário de 5 de maio de 1973, permanecendo nesse cargo até dezembro de 2000, quando essa disciplina foi extinta. 

Nessa universidade, além de professor titular de nefrologia, Jenner Cruz foi professor titular de propedêutica clínica em 1982; coordenador do Departamento de Clínica Médica de 1980 a 1985; preceptor e orientador do internato de clínica médica de 1995 a 2000; coordenador, preceptor e orientador do lo ano de residência em clínica médica de 1996 a 2000; coordenador, preceptor e orientador do 2o ano de residência em clínica médica de 1997 a 2000; coordenador do internato em clínica médica de 1999 a 2000; representante da universidade em dois Congressos Brasileiros de Educação Médica (Goiânia – 1980 e Gramado – 1984), além de ter tido participação ativa em várias reuniões administrativas do corpo docente e do corpo discente. 

Em 1976 matriculou-se no curso de pós-graduação em nefrologia da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo (EPM), em nível de doutorado. Quando a sua tese já estava pronta, em 1977, a Universidade de Mogi das Cruzes abriu a oportunidade para que fosse lá defendida, em nível de docência-livre em nefrologia. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Oswaldo Luiz Ramos e Horácio Ajzen da EPM; José Barros Magaldi da FMUSP; Aldo Stacchini e Castor Jordão Cobra (presidente) do curso de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Foi aprovado com média 9,96. 

Atualmente é consultor científico do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, desde 1999, onde se dedica ao tratamento profilático de portadores de insuficiência renal crônica pré-dialítica e, oficialmente, pacientes com queixas nefrológicas, desde a zona leste de São Paulo, capital, até Guararema. Trata-se do único ambulatório de nefrologia da região a atender pacientes pelo SUS de diferentes municípios, por meio de seus serviços sociais. Ele é custeado exclusivamente pelo Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, sob o nome de Casa do Renal Crônico. 

Desde 1956 dedicou-se ao magistério superior, dando aulas teóricas e práticas de nefrologia e/ou propedêutica para várias escolas médicas: FMUSP, Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e curso de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. 

Participou e coordenou cursos de pós-graduação na FMUSP e no curso de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Jenner Cruz frequentou 84 cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior e, atualmente, está frequentando o 85o curso, de estatística. Participou ativamente de 171 congressos médicos no Brasil e no exterior; tem 255 publicações médicas no Brasil e no exterior, a maior parte como primeiro autor; e 202 comunicações científicas em congressos médicos no Brasil e no exterior, a maior parte como primeiro autor. 

Jenner Cruz tem 14 livros publicados no Brasil, sendo 13 como primeiro autor e coordenador; e tem 52 capítulos publicados, todos como primeiro autor em 16 livros de medicina. Em 1988 lançou a série Atualidades em Nefrologia, cujos direitos autorais pertencem à Sociedade Brasileira de Nefrologia. O número 11 dessa série já está pronto, com 160 colaboradores e 78 capítulos. 

Jenner Cruz é membro ativo de 11 sociedades médicas, tendo sido sócio de outras 4; tem títulos de especialista em medicina interna, clínica médica, nefrologia e hipertensão arterial. Possui autorização federal para exercer as seguintes profissões: médico (CRM no 159); médico do trabalho (no 2.153) e professor do magistério superior (no 51.079). 

Jenner Cruz recebeu até hoje em sua carreira 67 elogios, homenagens e prêmios científicos, entre os quais se destacam: Prêmio Rafael de Barros; Prêmio Alvarenga de 1962; Prêmio Oswaldo Ramos de 2006; Prêmio Genzyme do Brasil e diploma de Dedicação Profissional do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Finalmente, em 2009, a Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (Sonesp) e o Laboratório Abbott, criaram o Prêmio Jenner Cruz, dedicado ao melhor trabalho realizado por residentes em nefrologia.

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

O Acadêmico Jenner Cruz, faleceu no dia 20 de agosto de 2023 aos seus 94 anos completos.