Luiz Freitag
Luiz Freitag nasceu em Passo Fundo (RS), em 26 de setembro de 1936. Fez o curso primário, ginásio e científico nessa cidade. Prestou vestibular para a Faculdade de Medicina de Santa Maria (RS), em 1956, e concluiu o curso em dezembro de 1961. É casado com Léa Vinocur Freitag. Tem uma filha, Rosa Cecilia, e uma neta, Melanie.
Em janeiro de 1962 veio para São Paulo com recomendação do professor Sylvio de Campos Lindemberg, professor de clínica médica em Santa Maria, para se aperfeiçoar em cardiologia no serviço do professor Luiz Venere Décourt da 2a Clínica Médica do Hospital das Clínicas, uma das mais prestigiadas cadeiras médicas da época. Foi aceito no curso de um ano e permaneceu como voluntário médico por mais seis anos, com aperfeiçoamento em eletrocardiografia com o professor João Tranchesi; cardiopatia infantil com o professor Radi Macruz; e clínica cardiológica com participação na discussão de casos clínicos e cirúrgicos, que eram encaminhados para os professores Euryclides de Jesus Zerbini , Adib Jatene e Sérgio Almeida de Oliveira.
Em 1968, com abertura de concurso para o Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPESP), foi aprovado para exercício da profissão na cadeira de clínica médica do professor Reinaldo Chiaverini, sendo responsável pelos casos de internação que necessitassem de cirurgia nas enfermarias de otorrinolaringologia e oftalmologia; ginecologia e obstetrícia; ortopedia e neurologia, além de visitas e orientação aos pacientes de clínica médica e plantões de fins de semana no prontosocorro do hospital. Após cinco anos, observou que grande parte dos pacientes das diversas clínicas era de pessoas de 60 anos ou mais, aposentados do serviço público estadual ou de seus dependentes. Realizou, com orientação do professor Chiaverini, o primeiro trabalho na clínica – “Levantamento Nosológico de Pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual” – publicado na Revista do Iamspe5 . Esse trabalho foi ampliado e levado por recomendação do diretor do hospital, professor Jairo Cavalheiro Dias, ao I Congresso Latino-Americano de Gerontologia e Geriatria, realizado em novembro de 1973, em Buenos Aires – Argentina, representando o HSPESP.
Retornando a São Paulo, ao lado do professor Reinaldo Chiaverini, lançou a ideia de fazer uma enfermaria só para pacientes idosos, pois ainda não havia enfermaria para pacientes geriátricos. Haveria também a possibilidade do governo estadual construir um edifício para casa de repouso dos aposentados estaduais na cidade de Socorro (SP).
Em 19 de fevereiro de 1975, com mais quatro colegas da mesma enfermaria de clínica médica, fundou a seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), com registro em documento no próprio hospital, tendo à frente o professor Reinaldo Chiaverini. Em 1976 fez o 1º Curso de Administração da Saúde e Hospitalar na Fundação Getúlio Vargas em convênio com o Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Continuou sua atividade no Hospital do Servidor Público Estadual como médico da Seção de Diagnóstico e Terapêutica até a aposentadoria, em 1984.
Como cardiologista, foi médico responsável pelo atendimento aos pacientes do Grupo Médico Metrópole Saúde. Exerceu concomitantemente o cargo de médico do trabalho da recém-formada empresa Sabesp – Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Em 1996, frequentou na Faculdade de Medicina de Harvard, Boston, Massachussets (EUA), o curso “Continuing Education in Geriatric Medicine”.
Luiz Freitag publicou “Cartilha para o Idoso”, em convênio com a Câmara Municipal e o Rotary Club de São Paulo, e o livro Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade (Editora Alaúde, 2006), com temas de orientação e prevenção de doenças que ocorrem em idosos. Continua publicando mensalmente artigos com temas de geriatria no Jornal Vida Integral, em São Paulo.
Tem realizado palestras na Associação Paulista de Medicina, Rotary Club e Centro Cultural Banco do Brasil, bem como já concedeu entrevistas na TV Educativa do Rio de Janeiro (2006) e na TV Paulinas (2009-2010).
É membro das seguintes entidades: Associação Médica Brasileira, Associação Paulista de Medicina, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção São Paulo (membro cofundador); Irmão Remido da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Movimento Pró-Idosos (Mopi-SP), tendo sido presidente em duas gestões (2008- 2009 e 2009-2010); Clube dos 21 Irmãos-Amigos, entidade cultural voltada a temas pátrios, tendo sido presidente nas gestões 2006-2008 e 2008-2010.
Luiz Freitag recebeu as seguintes distinções honoríficas: medalha Paul Harris e medalha com safira Paul Harris do Rotary International através do Rotary Club de São Paulo; medalha Amigo da Marinha; Prêmio Análise de Medicina em 2008 e 2009, como destaque entre os 50 melhores médicos geriatras do Brasil (Revista Análise Saúde); medalha do Mérito da Medicina (Soberana Ordem de D. Pedro I); e homenagem pelo Cremesp6 no Dia do Médico, em 18 de outubro de 2011, pelos 50 anos de “relevantes serviços prestados à sociedade”.
Atualmente exerce a geriatria em seu consultório, em São Paulo.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Luiz Venere Décourt foi membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo.
Euryclides de Jesus Zerbini é o patrono da cadeira nº 29 da Academia de Medicina de São Paulo.
Adib Domingos Jatene é membro fundador da cadeira nº 29 da Academia de Medicina de São Paulo.
Iamspe: Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.
Cremesp: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
O Acadêmico Luiz Freitag faleceu no dia 28 de janeiro de 2023, aos 87 anos.