PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Luiz Henrique Camargo Paschoal

Luiz Henrique Camargo Paschoal nasceu na capital paulista, em 22 de setembro de 1934. Era filho de Miguel Paschoal Júnior e de Maria Camargo Paschoal 

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1960. Fez residência em dermatologia (1961-1962), obtendo títulos de especialização, respectivamente pela Associação Paulista de Medicina (1964-1965), Associação Médica Brasileira (1966-1967), Sociedade Brasileira de Dermatologia (1967) e Conselho Federal de Medicina (1981-1982). 

Dedicou-se à carreira universitária, obtendo na FMUSP o título de doutor com a tese Reação de Mitsuda na Linfomatose (1969), sob a orientação do professor Sebastião de Almeida Prado Sampaio ; e o título de livre-docente na Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 1974). 

Dedicou-se particularmente às seguintes áreas: cirurgia dermatológica, câncer de pele, reumatologia e pele fotoenvelhecida. 

Na EPM – Unifesp foi coordenador da pós-graduação na disciplina de dermatoses alérgicas e orientador. 

Na FMUSP foi assistente extranumerário (1965); médico adjunto (1965); coordenador da pós-graduação na disciplina de cirurgia dermatológica e orientador. 

Dentre outros cargos relevantes que desempenhou têm-se: professor de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1971); e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (1989-1990). 

Outrossim, na disciplina de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) foi diretor do Centro de Estudos Dermatológicos Kenji Toyoda; professor titular (desde 1980); e diretor da faculdade por dois mandatos consecutivos (2003- 2010). 

Ademais, foi presidente da 1ª, 2ª e 3ª Campanhas de Prevenção do Câncer de Pele do ABC (1997, 1998, 1999) e participou da Campanha Nacional Anual de Controle de Câncer de Pele (2000 e 2001). 

Luiz Henrique Camargo Paschoal (Figuras 2 e 3) foi, em 1988, ao lado de Sebastião de Almeida Prado Sampaio e Ival Peres Rosa, ex-diretor da FMABC, um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), sendo seu segundo presidente. Recebeu, em 2005, o título de membro honorário dessa entidade. Foi igualmente membro honorário da Sociedade Argentina de Dermatologia (2000). Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 23 de março de 1983, galgando também a condição de membro honorário desse sodalício. 

Luiz Henrique Camargo Paschoal

Luiz Henrique Camargo Paschoal fez o primeiro transplante de cabelo no país. Foi galardoado como o Prêmio Adolpho Carlos Lindenberg (1964); Prêmio Nicolau Rossetti (1965); e Prêmio Análise Medicina – mais admirados (2009). 

Dentre outras honrarias que recebeu citam-se: título de cidadão honorário do município de Santo André (2006) outorgado pela Câmara Municipal de Santo André; titulo de cidadão sul-caetanense da Câmara Municipal de São Caetano do Sul (2007); homenagem pela excelência dos serviços prestados junto à Fundação do ABC e à cidade de Santo André pela Câmara Municipal de Santo André (2007); título de cidadão sãobernardense pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (2007); professor homenageado pela XXXV turma da Faculdade de Medicina do ABC (2008); e medalha Anchieta da Câmara Municipal de São Paulo (2008). 

Luiz Henrique Camargo Paschoal publicou dez trabalhos em revistas científicas; três capítulos de livros; seis resumos em anais de congressos; dois artigos em jornais e revistas; e realizou mais 15 trabalhos técnicos. 

Participou de diversas bancas examinadoras, sendo duas de dissertação de mestrado; quatro de doutorado; duas de professor titular; duas de livre-docência; e 19 de outros concursos públicos. Por sua vez foi orientador de três dissertações de mestrado e de três teses de doutorado. 

Fez-se presente em 93 congressos, simpósios e jornadas. Foi autor do livro Dermatologia Terapêutica (2ª edição, 1996). 

Luiz Henrique Camargo Paschoal foi um dos grandes dermatologistas de seu tempo, contribuindo significativamente para a evolução da dermatologia brasileira. 

Dedicou-se, desde 1972, por mais de 30 anos à FMABC. Assim se referiu a essa instituição de ensino: “Cheguei na Faculdade de Medicina do ABC em 1972, como professor titular de dermatologia, e fui o responsável pela criação do Instituto de Pele do ABC. Quando estive aqui pela primeira vez foi curioso, pois não tinha quase nada. Os alunos tinham aulas em salas emprestadas; existiam alguns laboratórios no recéminaugurado prédio da faculdade e a dermatologia começou a atuar nos corredores do Hospital Anchieta. 

Desde o início até os dias atuais, a evolução foi ciclópica. Saímos do zero para hoje termos um serviço reconhecido nacional e internacionalmente, principalmente na área de cirurgia dermatológica. Pessoalmente, a faculdade significa tudo pra mim. Deixei o anonimato e passei a ter reconhecimento e fama como dermatologista através dos trabalhos desenvolvidos aqui. Troquei a USP (Universidade de São Paulo), onde me formei, pelo ABC e não me arrependo. Preferi ser cabeça de mosquito a rabo de leão”.

Luiz Henrique Camargo Paschoal casou-se com Maria Gabriela Macedo Paschoal e tiveram três filhos: Luiz Henrique (in memorian), Francisco Macedo e Márcia. 

Faleceu aos 79 anos, em 4 de outubro de 2013, na cidade de São Paulo. O velório aconteceu no Cemitério do Araçá, seguindo seu corpo para o Crematório de Vila Alpina, no dia seguinte. 

Seu nome é honrado no Instituto de Pele que fundou no campus da FMABC, assim como dá nome a um dos anfiteatros do Hospital Mário Covas e ao Centro de Estudos do Hospital de Ensino Anchieta, duas instituições mantidas pela FMABC. 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Sebastião de Almeida Prado Sampaio foi membro titular, emérito e primeiro ocupante da cadeira nº 11 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. 

Adolpho Carlos Lindenberg presidiu a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, durante um mandato anual entre 1922-1923, e é o patrono da cadeira nº 22 desse sodalício. 

Francisco Macedo Paschoal é também dermatologista e sucedeu anos depois, seu pai, na presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.