Luiz Kulay Júnior
Luiz Kulay Júnior nasceu aos 24 de junho de 1934, na cidade de São Paulo. É filho de Luiz Kulay e de Maria Podboy Kulay.
Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina, hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1959.
Nessa mesma instituição de ensino dedicou-se à carreira acadêmica, obtendo o título de doutor com a tese Contribuição Para o Estudo Histoquímico de Polissacarídeos, Lipídeos e Proteínas da Placenta de Rata Durante o Período Funcional, em 1965, sob a orientação do professor Nilson da Silva Sasso; e o de livredocente, em 1973. Dedicou-se particularmente ao estudo dos seguintes temas: prenhez, rata albina, ritonavir, gravidez e rim. Dentre os cargos que exerceu na Unifesp salientam-se o de chefe do Departamento de Tocoginecologia (1980-2002) e o de professor titular de obstetrícia. Foi também assessor da Proex2 e coordenador das UATIs e dos núcleos associados da Proex.
Luiz Kulay Júnior recebeu prêmios, homenagens e comendas, dos quais se salientam: Prêmio Castro Peixoto da Academia Nacional de Medicina (1985); Prêmio Alvarenga da Academia Nacional de Medicina (1986); Prêmio José Medina da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp, 1995) e 3B Scientific Acupuncture Award da International Symposium of Medical Acupuncture and Related Techniques (Barcelona, 2007).
Luiz Kulay Júnior (Figura 2) publicou 101 trabalhos científicos em periódicos; 44 capítulos em livros; um artigo em jornal, e 29 resumos em anais de congressos.
Fez parte do corpo editorial dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo3 , 2002); Revista da Associação Médica Brasileira (AMB, 2002 e 2003); e Revista de Ginecologia & Obstetrícia (2002/2003).
Participou de diversas bancas examinadoras, sendo três de dissertação de mestrado; uma de doutorado; uma de concurso público, dentre outras. Por sua vez orientou 31 dissertações de mestrado e 28 teses de doutorado. Fez-se presente em diversos eventos e apresentou 66 trabalhos em congressos.
Luiz Kulay Júnior ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 18 de agosto 1993, galgando a condição de membro honorário desse sodalício.
É autor ou participou da edição dos seguintes livros: Assistência Pré-Natal: Manual de Orientação (em coautoria com Jorge Francisco Kuhn Santos, Abes Mahmed Amed e Renato Ajeje, 2000); Medicina Materno-Fetal (em coautoria com Antonio Guariento, João Alberto Vilar Mamede, Lenir Mathias, Maria Montserrat Sala, Maria Vieira Cunha Rugde, Sergio Pereira da Cunha, Antonio Fernandes Moron e Danilo Kfouri Ennes, 2001); Guia Nacional de Prevenção e Tratamento do Tabagismo (em coautoria com Aloysio Achutti, Ana Maria Baptista Menezes, Ângelo Campana, Mauro Zamboni, Antonio Pedro Mirra, Israel Rubinstein, D. Bonetto, Alberto Coimbra Duque, Jose Robert Jardim, 2001); Drogas na Gravidez: Manual de Orientação (em coautoria com Antonio José Lapa, 2003); Condutas em Patologias Obstétricas (em coautoria com Antonio Guariento; Antonio Fernandes Moron, Danilo Kfouri Ennes, Eliane G. Guimarães e João Alberto Vilar Mamede, 2003); Manual de Condutas em Patologias Obstétricas (em coautoria com Antonio Guariento, 2003); Drogas na Gravidez e na Lactação – Guia Prático (em coautoria com Antonio José Lapa e Maria Nice Caly Kulay, 2006) e Brody – Farmacologia Humana (2006).
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Proex: Pró-Reitoria de Extensão Universitária.
Febrasgo: Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
O Acadêmico Luiz Kulay Junior, faleceu em 17 de setembro de 2023 aos 89 anos.