PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Maria Amélia Duarte Ferreira

Maria Amélia Duarte Ferreira, mais conhecida por Maria Amélia Ferreira, nasceu aos 27 de fevereiro de 1955, em Vila Nova de Gaia, Portugal. Teve desejo de se graduar em engenharia aeronáutica, em Lisboa, pois almejava trabalhar na Nasa – National Aeronautics and Space Administration, nos Estados Unidos da América, contudo, por questões familiares optou por cursar a Faculdade de Medicina na Universidade do Porto (FMUP), onde se graduou em 1978. Nessa instituição de ensino dedicou-se à carreira universitária; obteve seu doutorado em 1985 e se tornou professora catedrática em 1993. Em 1990 obteve também pós-graduação em educação médica na Universidade de Cardiff, cidade portuária na costa sul do País de Gales, na Grã-Bretanha.

Maria Amélia Ferreira assumiu, em 2012, o cargo de provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, onde desenvolveu diversos projetos voltados à terceira idade, não só no lar de idosos da Santa Casa como também fora dele. Criou o Serviço Móvel de Saúde + Mais Cuidadores, que dão apoio não só aos idosos em situações vulneráveis como também aos seus cuidadores.

Na FMUP atuou como diretora do gabinete de Relações Internacionais, onde se envolveu em programas de cooperação para o desenvolvimento no estrangeiro, nomeadamente em Angola e Moçambique. Entre os programas encontra-se o “A Name for Health” (Um Nome para a Saúde), apoiado pela Comunidade Europeia, onde coordenou, durante três anos, a criação de um laboratório de simulação biomédica na Província de Cabinda, Angola, a fim de tornar possível o ensino a distância de anatomia patológica, entre outras disciplinas.

Em 2014, Maria Amélia Ferreira foi nomeada diretora da FMUP, tornando-se a primeira mulher a exercer esse cargo desde a criação dessa instituição de ensino, em 1825!

Ao longo da sua carreira também realizou trabalhos de investigação científica em educação médica, anatomia e neurociência, sendo autora de mais de 200 apresentações em reuniões cientificas.

Em 2018 foi nomeada conselheira local para a igualdade de gênero na cidade de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e, em 2021, foi eleita em segundo lugar à Câmara Municipal desse município.

Maria Amélia Duarte Ferreira recebeu os seguintes prêmios e honrarias: 1. Prêmio de Excelência E-learning da Universidade do Porto, ferramenta virtual criada pela sua coordenação usada na aprendizagem – Gincana de Anatomia (2009); 2. Prêmio Educação, ofertado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pelo seu trabalho no desenvolvimento de projetos de cooperação na área de educação médica (2011); 3. Prêmio Nuno Correa Verdades Faria, dado pela Misericórdia de Lisboa, em reconhecimento pelas ações de responsabilidade social junto às populações rurais mais idosas (2018); 4. Prêmio Consagração de Carreira Dona Antônia Adelaide Ferreira, ofertado pela empresa Sogrape Vinhos, em decorrência do seu trabalho nas áreas de educação médica e investigação biomédica, bem como, por sua atuação enquanto diretora da FMUP e na Santa Casa de Marco de Canaveses (2020); 5. Menção Honrosa do Prêmio Maria José Nogueira Pinto, pela criação do Serviço Móvel de Saúde + Mais Cuidadores (2020); e grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito pela presidência da República Portuguesa (2021).

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.