Maria Odette Ribeiro Leite
Maria Odette Ribeiro Leite nasceu em 18 de setembro de 1927, na capital de São Paulo. É filha de Mauricio Ribeiro Leite e de Lucie Chamuzeau Leite.
Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1952. Desenvolveu suas atividades profissionais no Hospital das Clínicas (HC), na FMUSP, no IAPI2 , no INPS3 e em consultório particular.
No IAPI exerceu atividades clínicas de março de 1955 a abril de 1960. No INSS, de abril de 1960 a abril de 1975, também exerceu atividades clínicas, assumindo, a partir de então e até agosto de 1983, o cargo de chefe de Grupamento Médico Pericial da Agência do Ipiranga. No consultório desenvolveu atividades clínicas e de pesquisa, de maio de 1965 a janeiro de 2009.
Foi no HC-FMUSP que exerceu sua profissão de forma mais ampla e duradoura. De março de 1950 a dezembro de 1952, ainda como estudante, foi estagiária na Primeira Clínica Médica desse renomado Hospital. De 1953 a 1955 fez internato e residência nessa mesma clínica onde continuou trabalhando, inicialmente, como médica assistente, e a partir de 1973, no cargo de professor assistente doutor da FMUSP até 1997, quando, ao completar 70 anos de idade, foi aposentada compulsoriamente.
Sentindo-se em plena fase produtiva, continuou por mais dez anos como voluntária em suas atividades ambulatoriais na assistência aos pacientes portadores de doenças ósseas metabólicas, na orientação de residentes, pós-graduados e estagiários do serviço e da disciplina de endocrinologia e metabologia do HC-FMUSP.
Até a aposentadoria, além das atividades já mencionadas, ministrou diversos cursos para médicos da USP e de outras entidades interessadas em sua especialidade; participou de pesquisas científicas e de conclaves médicos. Em seminários e congressos, no Brasil e no exterior, atuou como conferencista, apresentadora de trabalhos, coordenadora de mesasredondas e de grupos de discussão. Participou da elaboração de várias matérias publicadas em revistas e em livros nacionais e internacionais. Participou também de bancas examinadoras para qualificação de candidatos a mestrado, doutorado, especialista em endocrinologia e metabologia, e ainda para concessão de prêmios na área de osteoporose.
Maria Odette Ribeiro Leite procurou sempre manter-se atualizada através de cursos, publicações e troca de experiências com colegas.
Em 1972, recebeu o título de especialista em endocrinologia e metabologia concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo. Após curso específico e defesa de tese, recebeu, em 1973, o título de doutor em medicina, concedido pela Universidade de São Paulo.
Participou de várias associações ligadas à sua especialidade, dentre as quais se destaca a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional de São Paulo, da qual foi vice-presidente e presidente.
Pelo seu desempenho na área médica recebeu prêmios e títulos, entre os quais se destacam a medalha Comemorativa do Cinquentenário de Inauguração do Hospital das Clínicas de São Paulo, em 1994, e o de membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 1987.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
IAPI: Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários.
INPS: Instituto Nacional de Previdência Social.