PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Miguel Noel Nascentes Burnier Jr.

Miguel Noel Nascentes Burnier Jr., mais conhecido por Miguel Burnier, é paulista de Campinas. Nasceu aos 17 de julho de 1951, e é o filho mais novo de Miguel Noel Nascentes Burnier e de Maria Carolina Brochado Burnier. É casado com Nora Lia Valdemarin Burnier e tem quatro filhos: Carolina, Eugenio, Julia e Miguel. 

Graduou-se em medicina, em 1974, e fez residência em anatomia patológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (1975-1977). Foi eleito residente chefe do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná durante os anos de 1976 e 1977. 

Durante o ano de 1977 foi representante dos residentes na Associação Brasileira de Escolas Médicas (Abem). Durante esse mandato, iniciou uma amizade duradoura com os grandes mestres Osvaldo Luiz Ramos , Jorge Michalany e Horácio Kneese de Mello , os quais o convidam para ingressar na Escola Paulista de Medicina (EPM), hoje Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Na EPM – Unifesp realizou os primeiros passos de sua carreira universitária no Departamento de Anatomia Patológica, sob a direção do professor Jorge Michalany. 

Foi professor colaborador (1978-1979), auxiliar de ensino (1979-1982), professor assistente (1982-1985) e professor adjunto doutor (1986-1991). Foi também professor adjunto e titular de anatomia patológica da Faculdade de Medicina de Jundiaí (1979-1986). Na EPM, estabeleceu a residência médica de anatomia patológica, sendo seu primeiro preceptor (1978) e o do curso de mestrado (1983). Fundou também como chefe do Departamento, ao suceder professor Michalany, o curso de doutorado em anatomia patológica da EPM (1987). 

Miguel Noel Nascentes Burnier Jr. iniciou o Registro Brasileiro de Patologia Ocular na EPM, em 1985. 

Durante seu período na EPM, completou o mestrado, apresentando a tese “Lesões Neoplásicas e Pseudoneoplásicas das Pálpebras e da Conjuntiva” (1984); e doutorado no Departamento de Oftalmologia, cuja tese intitulada “Classificação Histopatológica do Melanoma da Coroide e do Corpo Ciliar” (1986), recebeu nota máxima 10, com louvor e distinção! 

Miguel Noel Nascentes Burnier Jr. cumpriu seu primeiro fellowship em patologia ocular no Instituto de Patologia das Forças Armadas (Afip) em Washington, DC (1983-1985). Recebeu enorme e duradoura influência de seus mestres Lorenz Zimmerman e Ian McLean. 

Retornou aos Estados Unidos da América em 1990, a convite do Afip e do NEI-NIH5 , em Bethesda, Maryland, como senior medical scientist. Completou treinamento em oftalmologia no NEI, sob a supervisão de Robert Nussenblatt e David Cogan. 

Em 1993 foi aprovado em primeiro lugar, em concurso público para professor titular nos Departamentos de Oftalmologia e Patologia da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá. E na mesma oportunidade foi contratado para ser o chefe do Departamento de Oftalmologia desta Universidade. 

Atualmente, Miguel Noel Nascentes Burnier Jr. é professor titular de oftalmologia, patologia, medicina, oncologia e cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade McGill. Foi chefe do Departamento de Oftalmologia, entre 1993 até 2008. 

Miguel Burnier possui título de especialista em oftalmologia e patologia, tanto no Brasil como no Canadá. É atualmente o diretor geral do centro de pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill (MUHC – RI), como também seu diretor de treinamento e aperfeiçoamento. 

Desde a sua contratação pela Universidade McGill, Miguel Burnier, fundou e dirige o Centro de Patologia Ocular e Pesquisa Clínica (MUHC – McGill University Ocular Pathology & Translational Research Laboratory). Esta unidade é a única em território canadense e se tornou, desde 2012, o maior centro de pesquisa e ensino em patologia ocular da América do Norte. Este centro oferece o único programa de pós-graduação em patologia ocular da América do Norte. Tem convênios com inúmeras instituições das Américas, Europa e Ásia. 

As principais linhas de pesquisa incluem toxoplasmose ocular e melanoma uveal. Destacam-se os modelos experimentais em coelhos para o estudo das metástases hepáticas do melanoma uveal, bem como os estudos da toxoplasmose ocular adquirida. 

Desde 1995, 300 estudantes de 22 países completaram seus estudos de pós-graduação nesta unidade. Vale destacar que através de convênio firmado com o Departamento de Oftalmologia da Unifesp, em 1999, 50 teses de doutoramento foram orientadas neste centro e defendidas na Unifesp. A atuação, o desprendimento e a generosidade do professor Rubens Belfort Jr.6 tem sido inestimável para o sucesso deste convênio. Miguel Burnier orientou e participou de 97 bancas examinadoras de teses de doutoramento em diversos países das Américas e Europa. 

Miguel Burnier é autor de 937 publicações em revistas indexadas; 500 resumos, além de três livros e 27 capítulos em livros didáticos. Frequentemente ministra palestras e conferências em congressos e simpósios na América do Norte, Europa, Austrália e Ásia. Em 2019, recebeu o prêmio e ministrou a conferência Victor T. Curtin em patologia ocular do Bascom Palmer Eye Institute, em Miami, Flórida. 

Membro ativo de 25 sociedades cientificas, Miguel Burnier foi o editor chefe do Canadian Journal of Ophthalmology (2002-2005), e é atualmente seu editor emérito. Além disso, é membro do Conselho Editorial de várias publicações como IOVS, Human Pathology, American Journal of Pathology, The Canadian Journal of Pathology, Melanoma Research, dentre outros. 

Miguel Burnier, através das inúmeras colaborações recebeu títulos de Professor Visitante ou honorário de 25 instituições nas Américas e Europa. 

Entre os prêmios e distinções recebidos destacam-se: Medalha Moacyr Álvaro, do Departamento de Oftalmologia, Unifesp; Prêmio Dias Caneja, da Faculdade de Medicina de Valladolid, Espanha; Life Achievement Award, da Academia Americana de Oftalmologia; Life Achievement Award da Academia Pan-Americana de Oftalmologia; Medalha de Honora Rio Branco, do Governo do Brasil; WHO Melanoma Research Award, Genebra; Medalha FARVO da ARVO , Baltimore, MD; Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Gigantes da Medicina, México; Professor Honoris Causa da EPM – Unifesp; Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Lisboa; convidado do Senado Americano para ministrar conferência especial sobre melanoma ocular; convidado pelo parlamento inglês para conferência especial sobre melanoma ocular; Prêmio Gradle da PAAO; Excelência em educação médica da Universidade McGill; Excelência em educação medica da Universidade de Toronto; e Prêmio Abreu Fialho, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Miguel Burnier é tambem membro da Academia de Ciências de Nova Iorque, Academia Canadense de Ciências da Saúde e da Academia Brasileira de Ciências. 

Ocupa a cadeira nº 45 da Academia Oftalmologica Internacionalis. Atualmente é o presidente da Sociedade Pan-Americana de Oftalmologia. 

Em 2010, os ex-membros e pós-graduandos da Unidade de Patologia Ocular da McGill University – MUHC fundaram a sociedade BIOPSY (Burnier International Ocular Pathology Society). Com mais de 300 membros, a sociedade faz reuniões científicas a cada dois anos, em diferentes países e promove intensamente a colaboração científica entre as instituições dos estudantes que retornaram a suas universidades de origem.  

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Em decorrência das recomendações dos órgãos estatais de saúde pública de não aglomeração por causa da pandemia do cononavírus, a posse ocorreu em reunião virtual, através da Plataforma Zoom.

Osvaldo Luiz Ramos (1928-1999) tomou posse em 30/08/1994 como membro titular da cadeira nº 12 da Academia Nacional de Medicina sob a patronímica de Pedro de Almeida Magalhães (1864-1909). Ingressou, em 7/12/1994, como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo. 

Jorge Michalany (1916-2012) foi o primeiro ocupante da cadeira no 6 da Academia de Medicina de São Paulo sob a patronímica de Nagib Faris Michalany (1884-1946), seu pai. 

Horácio Kneese de Mello (1914-1999) ingressou como membro titular da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, hoje, Academia de Medicina de São Paulo, em 20/12/1949. 

NEI-NIH: National Eye Institute – National Institutes of Health.

6 Rubens Belfort Mattos Júnior (1946-) é membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo. Tomou posse, em 25/5/1999, como membro titular da cadeira nº 64 da Academia Nacional de Medicina, sob a patronímica de Henrique Guedes de Mello (1857-1934), sendo o atual presidente desse insigne sodalício (2020-2021). 

IOVS – Investigative Ophthalmology & Visual Science. 

WHO – World Health Organization. 

FARVO da ARVO – Fellow of Association for Research in Vision and Ophthalmology. 

PAAO – Pan-American Association of Ophthalmology.