PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Nadim Farid Safatle

Nadim Farid Safatle nasceu em Catalão, Goiás, em 8 de julho de 1935. É filho de Farid Miguel Safatle e Nazira Calixto Safatle.

Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina em 1960, hoje, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi médico interno e residente pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Nessa mesma universidade fez em clínica cirúrgica mestrado (1978) e doutorado (1982).

Foi professor titular da Universidade de Santo Amaro até junho de 2008, e membro do quadro clínico do Hospital Sírio Libanês, desde a sua abertura como auxiliar direto do professor Daher Elias Cutait, até os dias de hoje como cirurgião do pronto-atendimento. Aliás, nesse hospital, em 1961, participou da 1ª cirurgia realizada pelo professor Daher E. Cutait.

Nadim Safatle tem experiência na área de medicina, com ênfase em cirurgia geral, cirurgia do idoso, cirurgia digestiva e coloproctologia, além de cirurgia videolaparoscópica.

Atua principalmente nas seguintes áreas: reconstruções gástricas, oncologia cirúrgica do trato digestivo, fístulas digestivas, hemorragias digestivas, abdome agudo, icterícia obstrutiva, hérnias e trauma abdominal, onde tem várias publicações.

Na Faculdade de Medicina de Santo Amaro foi professor adjunto da disciplina de cirurgia (1979); professor regente (1982); vice-diretor da faculdade (1983); e chefe do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (1993, 1994 e 1995). Nessa mesma instituição de ensino criou, em 1986, o Centro de Treinamento na Cirurgia Mini-Invasiva.


Suas linhas de pesquisa são: câncer gástrico, fístulas digestivas, nutrição parenteral prolongada e enteral; preservação do esfíncter ileal nas colectomias; reconstruções pós-gastrectomias totais, subtotais e na síndrome pós-gastrectomias; e refluxo duodeno-gástrico.

Nadim Safatle tem títulos de especialista em cirurgia geral (APM, 1964) e em coloproctologia (1968). É membro das seguintes entidades: Academia de Medicina de São Paulo (emérito desde 2002 e membro do conselho científico 2009-2010); Colégio Brasileiro de Cirurgiões (emérito desde 2005); Sociedade Brasileira de Coloproctologia (titular); Conselho de Ética do Hospital Sírio Libanês, e diretoria da Associação Brasileira de Câncer Gástrico (ABCG, 2008).

Dentre outros títulos e prêmios recebidos salientam-se: Notável Médico e Educador pela Associação Médica Líbano-Brasileira (AMLB, 2007); placa de agradecimento por ocasião das Comemorações dos 30 anos da Universidade Santo Amaro (Unisa) e do Dia do Professor: “Expressamos Nosso Reconhecimento e Homenagem por participação efetiva na trajetória histórica desta instituição – Reitoria e Comunidade Acadêmica. (Unisa, 1998); Prêmio de Cirurgia em nome do “Professor Dr.

Nadim Farid Safatle” no Congresso Acadêmico-Científico de Medicina da Universidade de Santo Amaro (1994); Prêmio Ethicon de Cirurgia (1984) pelo trabalho “Preservação do Íleo Terminal na Colectomia Total e na Hemicolectomia Direita” e Prêmio Ethicon de Cirurgia na Associação Paulista de Medicina (1991) pelo trabalho “Colecistectomia por Minilaparotomia Mediana”.

Nadim Safatle tem os seguintes capítulos em livros publicados: Dor Abdominal (1987); Gastrectomia Total com Reconstrução pela Técnica de Y de Roux modificada.

Bolsa duodenojejunal antiperistáltica – Bolsa de Safatle, (1991); Conduta no Tratamento das Fístulas Complexas (1992); Suturas Gastroduodenais (1993); Tratamento das Estenoses Anais (2000); Amputação Abdominoperineal do Reto (2000); Neoplasia do Cólon e Reto (2001); Ressecção Gástrica e os Métodos de Reconstrução – Técnica e Indicações (2002); Câncer no Estômago – Aspectos Atuais do Diagnóstico e Tratamento (2002); Reconstruções Gástricas (2004); Urgências Cirúrgicas em Geriatria (2006); Apendicite Aguda (2006); Abdome Agudo Obstrutivo (2006); e Litíase Biliar na Síndrome Metabólica (2010).

NOTAS:

Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.

Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.