Nelson Fontana Margarido
Nelson Fontana Margarido nasceu em São Paulo – capital, aos 27 de outubro de 1941. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1966. Fez residência em clínica cirúrgica no Hospital das Clínicas da FMUSP, no Serviço do Professor Eurico da Silva Bastos.
Durante o curso médico praticou natação e polo aquático.
Iniciou suas atividades docentes na FMUSP, em julho de 1969, junto ao Departamento de Cirurgia, na disciplina de técnica cirúrgica. Em 1971 defendeu tese de doutorado; em fevereiro de 1978, após concurso público, defendeu livre-docência em técnica cirúrgica, sempre no Departamento de Cirurgia da FMUSP. Em 2010, após concurso público tornou-se professor titular do Departamento de Cirurgia da FMUSP, na disciplina de topografia estrutural humana.
Nelson Fontana Margarido desenvolveu suas atividades profissionais no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Na condição de professor universitário, durante os períodos de 1980 a 1990, e de 2001 até o presente, exerceu a atividade de professor titular de técnica cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (SP).
Desfrutou de grande prestígio entre os acadêmicos de medicina, tanto que por cinco vezes foi eleito paraninfo, e três vezes patrono de turmas de formandos da FMUSP. Na Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes foi eleito uma vez patrono dos formandos.
Teve ativa participação no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, tanto no Capítulo de São Paulo, onde ocupou diversos cargos diretivos, quanto no Diretório Nacional, onde, por duas vezes, foi eleito vice-presidente nacional.
Nelson Fontana Margarido como professor escreveu 13 livros didáticos, na condição de editor ou autor principal, sempre sobre temas cirúrgicos. É autor de mais de 50 capítulos de livros cirúrgicos.
Foi pesquisador e teve intensa participação em congressos e jornadas científicas em todo o país, com mais de 250 apresentações, que lhe valeram 23 prêmios nacionais e um prêmio internacional.
Como professor e pesquisador orientou inúmeros colegas para a obtenção de títulos de mestre e de doutor, tanto na FMUSP, quanto Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de Mogi das Cruzes.
Na Academia de Medicina de São Paulo, no biênio de 2011-2012, colaborou na direção da mesma, no cargo de 2º tesoureiro.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Eurico da Silva Bastos foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato anual entre 1959-1960, e é o patrono da cadeira nº 82 desse sodalício.
Nelson Fontana Margarido ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 2 de abril de 1981, galgando a condição de membro emérito e o primeiro ocupante da cadeira nº 82, cujo patrono é Eurico da Silva Basto.