PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Nilo Bozzini 

Nilo Bozzini nasceu na cidade de São Paulo, em 16 de janeiro de 1943. É filho de Armando Bozzini e de Maria Bozzini. Desse matrimônio também nasceu sua irmã Inês. 

Graduou-se, em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos da Fundação Lusíada. Fez residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP, 1974-1976) e, subsequentemente, aí também se dedicou à carreira universitária. 

Obteve o título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Associação Médica Brasileira (AMB) em 1977, ratificado pelo Conselho Federal de Medicina em 1984. 

No início de sua carreira colaborou com seu pai, que era professor assistente da clínica ginecológica do HC – FMUSP, quando da feitura de suas teses referentes ao tratamento conservador do leiomioma uterino. Essa cooperação, assim como a influência de seu pai fizeram com que ele tivesse como linha principal de pesquisa os efeitos bioquímicos, moleculares e clínicos das diferentes modalidades terapêuticas do leiomioma uterino. 

Nilo Bozzini elaborou sua tese de mestrado intitulada Avaliação da Flora Vaginal no Pré e Pós-Operatório de Mulheres Submetidas a Histerectomia Total Abdominal por Doenças Benignas (1993), tendo como orientador o professor Álvaro da Cunha Bastos. Sua tese de doutorado enfocou a Ação dos Análogos do GnRh na Estrutura do Leiomioma Uterino de Mulheres Nuligestas (1999), tendo como orientador o professor Domingos Auricchio Petti . 

Assim, obteve grande experiência na área de leiomioma uterino e cirurgia ginecológica. Em dezembro de 2009 tornou-se professor livre-docente da disciplina de ginecologia do HC – FMUSP com a tese Mioma Uterino. Nessa instituição de ensino tornou-se o responsável pelo Setor de Leiomioma Uterino, tendo proferido diversas aulas e conferências sobre esse tema em congressos de ginecologia. 

Nilo Bozzini atuou também no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps, 1976-1988); como auxiliar de ensino da disciplina de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (1979-1981); e também é, desde 2002, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Possui consultório na capital paulista, no bairro de Higienópolis. 

Nilo Bozzini. 

É membro da Federación Latinoamericana de Sociedades de Obstetricia y Ginecología (Flasog, 2001) e American Association of Gynecologic Laparoscopists (2004). Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 12 de março de 2003, galgando a condição de membro honorário desse silogeu. 

No 49º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (2001) atuou como presidente da Comissão de Esportes e membro da Comissão Social Feminina. 

Foi o vencedor de tema livre no VIII Congresso Anual da Sobrice e III Simpósio de Técnicos e Enfermagem em Radiologia Intervencionista (2005), assim como recebeu o Prêmio Análise Medicina como “o mais admirado na especialidade de ginecologia e obstetrícia” (2009). 

Nilo Bozzini publicou 27 trabalhos científicos em revistas do Brasil e do exterior; 12 capítulos em livros; cinco resumos em anais de congressos e três artigos em jornais e revistas. 

Apresentou trabalhos; ministrou diversas aulas e conferências em congressos e simpósios, totalizando 406 participações. Compareceu em 164 congressos e simpósios e organizou 11 cursos de atualização. 

Participou de diversas bancas examinadoras, sendo seis de mestrado; nove de qualificação de doutorado; nove de doutorado; quatro de programa de residência; seis de concursos públicos e 18 de monografias. Orientou uma tese de mestrado; duas de doutorado e cinco monografias. 

Nilo Bozzini é autor do livro Leiomioma Uterino (2005). 

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.

Armando Bozzini é o patrono da cadeira nº 124 da Academia de Medicina de São Paulo. 

Domingos Auricchio Petti é membro titular da cadeira nº 128 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Cantídio de Moura Campos. 

Sobrice: Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular.