PortugueseEnglishSpanish
Biografia

Oscar Freire de Carvalho

Oscar Freire de Carvalho nasceu aos 3 de outubro de 1882, em Salvador, na Bahia.

Era filho do advogado Manuel Freire de Carvalho e Isaura Freire de Carvalho. Foi precoce nas habilidades intelectuais, razão pelo qual diplomou-se médico aos 18 anos (!) pela Faculdade de Medicina da Bahia.

Nessa vetusta instituição de ensino foi discípulo de Nina Rodrigues, grande mestre da medicina legal brasileira.

Depois de breve período em cirurgia, passou a dedicar-se ao campo da medicina legal, em cuja área tornou-se especialista de renome.

Desenvolveu essa disciplina na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e, posteriormente, na Faculdade de Medicina de São Paulo.

Com a estruturação do curso de medicina da recém-criada Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, atual Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 1913, foi convidado pelo professor Arnaldo Vieira de Carvalho para reger a cátedra de medicina legal, que começou a funcionar em abril de 1918. Foi um dos fundadores do Instituto Médico-Legal de São Paulo.

Com o lançamento da pedra fundamental do prédio próprio da faculdade, primeira edificação do projeto previsto de sete prédios, a construção do prédio situado à Rua Teodoro Sampaio, projeto de Ramos de Azevedo, abrigou, inicialmente, a cátedra de anatomia, regida pelo professor Alfonso Bovero e, após o falecimento precoce de Oscar Freire, passou a abrigar a cadeira de medicina legal, recebendo, em sua homenagem, seu nome.

Oscar Freire propugnava pelo valor da ciência na prática médica. Destacou-se por grande oratória, cujas palavras chegavam a ser transcritas por ilustres autores, tais como Almeida Jr., Flamínio Fávero e, mais recentemente, por Marco Segre. Também foi grande empreendedor, provam-no o empenho em construir o prédio para a medicina legal; a organização dos seus programas de ação; e a fundação da Sociedade de Medicina Legal e Criminologia, como forma de reunir especialistas com o propósito de alcançar maiores
progressos nesse campo.

Era conhecido não somente no Brasil como internacionalmente. Tais razões justificaram o título que lhe foi concedido de membro honorário do Instituto de Medicina Legal de la Universidad de Madrid. Pertencia a várias associações internacionais e estabelecia intercâmbio com especialistas de outros países. Foi considerado precursor da fundação da Universidade de São Paulo, da qual fazia constantemente alusões em seus discursos. Infelizmente, não conseguiu ver sua tão sonhada realidade, traído pela morte
prematura.

Apesar de sua curta existência, deixou numerosos trabalhos no ensino da perícia.

Além de cientista, notável professor e empreendedor, era um médico humanista, incentivador de bons princípios, idealista e amigo fiel, dedicado à família, encontrando sempre tempo para estar com a esposa e seus filhos.

Para a psicóloga Marilda Emmanuel Novaes Lipp, titular da cadeira nº 7 da Academia Paulista de Psicologia, cujo patrono é o ilustre Oscar Freire, ele “representa a grandeza de um cientista preocupado, acima de tudo, com o bem-estar da humanidade”.

Oscar Freire de Carvalho faleceu na cidade de São Paulo, em 11 de janeiro de 1923, aos 40 anos.

Seu nome é também honrado como patrono da cadeira nº 93 augusta Academia de Medicina de São Paulo, e numa rua na cidade de São Paulo, nos Jardins, já classificada como a 8ª rua mais luxuosa do mundo!

NOTAS:

Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.