Oscar Resende de Lima
Oscar Resende de Lima nasceu na cidade de Belo Horizonte (MG), aos 9 de agosto de 1922. Foram seus pais Oscar Negrão de Lima, belo-horizontino, e Evangelina Resende, natural de Entre Rios de Minas.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1946, e especializou-se em psiquiatria e psicanálise. Teve sua inscrição profissional de número 631 feita no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 13 de fevereiro de 1957.
Atuou não somente em consultório particular como psiquiatra e psicoterapeuta , mas também se dedicou à carreira universitária.
Seu livro Psicose (1986) tem como base sua tese defendida para concurso de livre-docência na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1976, intitulada: Correlações entre Intensidades de Instintos e Psicoses Esquizofrênicas, Maníaco-Depressivas e Epilépticas – Hipóteses Inspiradas em Compreensão da Gênese Psicológica de Manifestações Clínicas a Averiguada por Confronto de Resultados de Pesquisas Diversas (1976).
Oscar Resende de Lima atuou como 2º secretário do Comitê Multidisciplinar de Psicologia Médica da Associação Paulista de Medicina (APM) e foi membro da Comissão de Redação da Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orador, cita-se como ilustração sua conferência sobre “Psicoterapia e Teatro”.
Dentre os trabalhos que publicou citam-se: “Psicanálise e Medicina Psicossomática”; “Narcisismo em Psicoterapia de Grupo: Narcisismo de Psicoterapeutas e Clientes: Implicações Técnicas”; e “Psiquiatria e Gastroenterologia: Rumos Recém-Vistos e Entrevistos”.
Oscar Resende de Lima fez parte da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 23 de março de 1983, galgando a condição de membro honorário desse sodalício. Em 2006 recebeu homenagem do Cremesp aos médicos com mais de 50 anos de profissão.
Oscar Resende de Lima teve quatro filhos: Adriano, Luciana, André e Afonso. Faleceu em 7 de outubro de 2011, aos 89 anos.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
O Estado de S. Paulo – edição de 12 de junho de 1954, página 14.
O Estado de S. Paulo – edição de 21 de fevereiro de 1965, página 15.
Revista Brasileira de Psicanálise 19 (2): 225-239, 1985.
Revista Paulista de Medicina 105 (4): 235-237, 1987.
In: José Roberto de Albuquerque Fortes, Eurípedes Constantino Miguel Filho, Zacaria Borge Ali Ramadam e Paulo Vaz de Arruda – editores de Psiquiatria e Medicina Interna: Anais do 1º Congresso Brasileiro de Psiquiatria e Medicina Interna; s.l, Astúrias, 1988, páginas 47-49.
O Estado de S. Paulo – edição de 8 de agosto de 1979, página 31.