Roberto Godoy
Médico brasileiro, neurocirurgião. Nasceu em São Paulo, em 5 de outubro de 1946, filho de Carlos Godoy e Corina E. Butturini Godoy. Primogênito, tem somente mais um irmão.
Viveu sua infância no bairro da Aclimação, em São Paulo, onde completou os estudos elementares; primeiro, no Externato Macedo Vieira, e, posteriormente, no Colégio Anglo-Latino.
Nesse período destacou-se como bom aluno, tendo participado de programas televisivos que testavam conhecimento e promoviam competição entre os colégios de renome em São Paulo. Ganhou prêmio em sua participação.
Em 1972 conheceu Neubél de Oliveira, natural de São Luís do Paraitinga, com quem viria a se casar em 1973, adotando, ela, o nome de Neubél de Oliveira Godoy. Logo após o casamento, sua esposa ingressou, por concurso, na Receita Federal como auditora fiscal. Do casamento nasceram dois filhos, Leticia de Oliveira Godoy em 1978, advogada, procuradora do Município de São Paulo, e Ricardo Luiz de Oliveira Godoy em 1980, engenheiro, sócio de importante empresa de engenharia em São Paulo.
Em 1965, com 18 anos, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, terminando sua graduação em medicina no ano de 1970.
Terminado o curso de graduação, continuou no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para completar residência médica em neurocirurgia.Em 1974 prestou concurso para especialista em neurocirurgia junto à Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, tendo sido aprovado.
Em 1984 recebeu o título de especialista em neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia.
Manteve-se ainda ligado à universidade para laurear-se com o título de mestre em 1978, e com título de doutor em 1984, ambos em neurologia.
Em 1972 foi convidado por Walter Carlos Pereira, neurocirurgião assistente da clínica neurológica do Hospital de Clínicas, para integrar uma equipe de neurologia e neurocirurgia no Hospital São Joaquim (Beneficência Portuguesa – SP).
Em 1974 o serviço iniciou a formação de neurocirurgiões com vistas à obtenção do título de especialista, sendo credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Manteve-se no mesmo serviço como assistente até 1999, quando o já professor dr. Walter Carlos Pereira aposentou-se. Desde então assumiu o encargo da chefia do Serviço, permanecendo até os dias atuais.
Na chefia do serviço expandiu o grupo incorporando novos neurocirurgiões e neurologistas, contando atualmente com 8 neurocirurgiões, 3 neurologistas, 1 psiquiatra, 1 neuropsicóloga, 5 especializandos em neurocirurgia e 3 especializandos em neurologia.
No ano de 2010 o serviço teve parecer favorável unânime da Comissão Nacional de Residência Médica para credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, atualmente, o serviço é credenciado pelo MEC, pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e pela Academia Brasileira de Neurologia para formação de neurocirurgiões e neurologistas.
Teve participação ativa na vida associativa, tendo feito parte da diretoria da Associação Paulista de Medicina nos anos de 1985 a 1987, e no Conselho Regional de Medicina nos anos de 1988 a 1993, entidade da qual foi presidente entre 1990 e 1993.
Terminada a gestão no Conselho Regional de Medicina, resolveu ingressar em curso de direito. Assim, em 1995, prestou concurso vestibular e ingressou na Universidade Paulista, graduando-se bacharel em direito no ano de 1999. No ano seguinte prestou a prova da Ordem dos Advogados, sendo aprovado.
Como advogado, publicou trabalho na Revista dos Tribunais sobre a Responsabilidade Médica, trabalho esse que lhe valeu vários convites para palestras em associações de advogados.
Sempre interessado em participar da vida associativa, fez parte de diversas comissões nas associações médicas e jurídicas, como também no Hospital São Joaquim. Entre elas a Comissão de Revisão de Prontuários no hospital, Comissão de Defesa do Consumidor na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e, atualmente, Câmara Técnica de Políticas de Saúde no Conselho Regional de Medicina e Comissão Especial de Planos de Saúde e Assistência Médica na OAB.
Também não se esqueceu da produção científica, publicando vários trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros, assim como publicações em livros nacionais.
Ministrou aulas de neurologia e neurocirurgia na Universidade de São Paulo no ano de 1974; na Universidade do ABC nos anos de 1975 a 1981; e na Universidade Nove de Julho nos anos de 2005 a 2009.
Recebeu homenagens do Conselho Regional de Medicina em 2003, pelo reconhecimento de gestão e como ex-conselheiro e, em 2006, Diploma de Honra ao Mérito.
Da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros recebeu, em 2003, a Comenda da Ordem do Mérito Médico e Científico “Carlos Chagas”.
Em 2002 recebeu Prêmio pelo melhor trabalho original do periódico Anais Paulistas de Medicina e Cirurgia.
Viajou diversas vezes no Brasil e no exterior. Conheceu países da América do Sul, do Norte e da Europa. Dessas viagens veio o aprendizado de outras línguas, inglês, italiano, francês e espanhol.
Sua participação na Academia de Medicina de São Paulo iniciou-se em 1987, quando ingressou como membro titular, sendo agraciado com o diploma de membro emérito em 2003.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
O acadêmico Roberto Godoy faleceu em 6 de julho de 2012.