Rogério Toledo Júnior
Rogério Toledo Júnior nasceu em São Paulo (SP), aos 16 de abril de 1960. Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, em 1984, tendo conferido seu título de especialista em gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, em 1998.
Assíduo na busca constante por conhecimento, participou dos cursos de medicina sociopsicossomática no Ibepege/Igesp ; acupuntura na Associação Brasileira de Acupuntura; pós-graduação em fígado em Sidney, Austrália; e curso de cirurgia videolaparoscópica no Hospital Jaraguá (SP).
Além disso, constantemente se atualiza em participações nos diversos congressos, entre eles congressos mundiais de gastroenterologia, endoscopia e coloproctologia (1986, 1990, 1994, 2004-2011); congresso mundial de cirurgia do Colégio Internacional dos Cirurgiões e congressos brasileiros de gastroenterologia.
Iniciou suas atividades profissionais no Hospital São Camilo de São Paulo, somando, hoje, 27 anos de dedicação à atividade médica.
Médico aprovado em concurso público, dedica-se, atualmente, à função de responsável clínico-cirúrgico em consultório próprio, onde atende seus pacientes de forma humana e personalizada desde 1992. Rogério Toledo Júnior é sócio titular da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo, desde 2000. Delegado por São Paulo na Associação Paulista de Medicina (APM), foi nomeado representante da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) na Associação Médica Brasileira (AMB).
Seu comprometimento e empenho em formular meios efetivos na melhoria do atendimento médico brasileiro, levou-o à instauração da Comissão de Valorização do Título de Especialista, em 2009. Teve como objetivo ressaltar, tanto na comunidade médica quanto na sociedade em geral, a importância de se obter o título de especialista e participar do processo de renovação do Certificado de Atuação Profissional.
No ano seguinte enfrentou uma situação atípica, na qual, sua esposa e colega de profissão, Nilma Lucia Sampaio Ruffeil, acidentou-se em casa. Suas experiências acumuladas na profissão e o estímulo em minimizar a possibilidade de que fatos similares ao que vivenciou se repetissem, motivaram-no a propor a formação da Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos. Teve como escopo a compreensão das causas dos acidentes mais frequentes, a fim de indicar meios preventivos simples, criando uma possibilidade real na adoção de hábitos seguros para todas as famílias brasileiras, independentemente da heterogeneidade encontrada no território nacional.
Aprovada pelo Conselho Científico da AMB e com adesão imediata de diversas sociedades de especialidades, essa comissão contou com a participação do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a Associação de Consumidores Proteste e com o apoio da Secretaria Estadual de São Paulo. Após diversas reuniões foi formatada a primeira campanha de grande porte da AMB dirigida à população geral, nomeada “Casa + Segura”.
Em 2011, percebendo o crescente índice de obesidade no Brasil, Rogério Toledo Júnior propôs a criação da Comissão de Prevenção e Combate da Obesidade para formulação de estratégias, a fim de oferecer à população informações seguras sobre o combate a essa doença crônica que acomete a sociedade atual.
Por sua dedicação incessante, foi indicado e eleito diretor de Proteção ao Paciente na diretoria de 2011 a 2014 da Associação Médica Brasileira, e eleito membro titular da Academia de Medicina de São Paulo.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Ibepege: Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Gastroenterologia.
Igesp: Instituto de Gastroenterologia de São Paulo.