Ronaldo Antonio Borghesi
Ronaldo Antonio Borghesi nasceu aos 21 de abril de 1952, na cidade de Sorocaba (SP). É filho de Romualdo Borghesi e de Mariangela Lima Borghesi.
Fez o ensino fundamental e o ensino médio no Instituto de Educação Estadual Dr. Julio Prestes de Albuquerque (1959-1969).
Graduou-se pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (FCMSS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP), em 1976, e fez especialização em cirurgia geral (1977-1979) nessa mesma instituição de ensino.
Obteve seu título de mestre no Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (Ibepege) com a tese Aspectos Endoscópicos e Histopatológicos da Mucosa Gástrica Antes e Após o Tratamento de Úlcera Duodenal por Gastrectomia com Reconstituição à Billroth II e Y de Roux (1986) sob a orientação do professor William Abrão Saad.
Obteve o título de doutor em ciências da cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a tese Estudo Prospectivo dos Ferimentos Cólicos por Arma de Fogo Tratados por Reparo Primário ou Colostomia, Segundo a Sistematização de Condutas Propostas por Haddad (1995) sob a orientação do professor Raul Raposo de Medeiros.
Dentre as entidades de que faz parte salientam-se: Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo (Acesp, 2013) e The Rowe Fundation (EUA, 2013).
Na Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (Sumep) foi professor coordenador da Liga de Gastroenterologia e Endoscopia de Sorocaba (2010- 2011).
Na FCMSS – PUC – SP foi professor titular de cirurgia gastrointestinal (desde 1980); pesquisador (desde 2009); e membro do corpo editorial (desde 2012).
Ronaldo Antonio Borghesi recebeu prêmios, homenagens e comendas, dos quais salientam-se: Honra ao Mérito no Curso Continuado de Gastroenterologia (1990); Prêmio Professor Ruy Escorel Ferreira Santos na IV Assembleia Cirúrgica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1991); Homenagem da Cidade São Paulo no 40o Congresso Brasileiro de Coloproctologia (1991); Prêmio Professor Dr. Humberto Cerruti da Sumep (1995 e 2006); 1o lugar na Liga Acadêmica com o trabalho “Doença Celíaca – Critérios Diagnósticos” da Sumep (2010); e melhor apresentação oral no relato de caso “Coledocolitíase Maciça” da Sumep (2011).
Ronaldo Antonio Borghesi publicou um trabalho científico; quatro resumos em anais; um artigo em revista e apresentou quatro trabalhos em congressos.
Participou de 64 eventos e organizou dois outros.
Fez parte de diversas bancas examinadoras, sendo seis de dissertação de mestrado; duas teses de doutorado; uma de professor titular; uma de concurso público, dentre outras. Por sua vez orientou quatro monografias de iniciação científica.
Ronaldo Antonio Borghesi ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 7 de março 1985, galgando a condição de membro emérito (2003) e de membro honorário (2006) desse sodalício.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
William Abrão Saad é membro honorário da Academia de Medicina de São Paulo.
Humberto Cerruti é o patrono da cadeira nº 94 da Academia de Medicina de São Paulo.