Ruy Laurenti
Ruy Laurenti nasceu em 15 de agosto 1931, na cidade de Rio Claro (SP). É o sétimo filho de Ernesto Laurenti e de Rosa Campilongo Laurenti.
Formou-se, em 1957, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e aí começou sua dedicação à carreira universitária, atuando, inicialmente, no Serviço de Cardiologia (2ª Clínica Médica) do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Obteve o título do doutor em medicina, na área de cardiologia, em 1969.
Em 1971 transferiu-se para a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Departamento de Epidemiologia, onde, através de concurso, galgou a condição de professor livre-docente (1973), professor adjunto (1976) e professor titular (1979).
Na FSP-USP foi chefe do Departamento de Epidemiologia; vice-diretor e diretor. Na USP atuou também como pró-reitor de Cultura e Extensão; vice-reitor (1990-1994); reitor (agosto-novembro de 1993) e ouvidor-geral (2001-2010).
Por aprovação unânime do Conselho Universitário, foi indicado e recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo.
Desde 1976 é diretor do Centro Colaborador da OMS para a Família de Classificações Internacionais. É também membro de três comitês/grupos de trabalho da Rede de Centros Colaboradores da OMS; membro de comitês/grupos de trabalho da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
Ruy Laurenti (figura 2) é autor e coautor de trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Recebeu vários prêmios e distinções dentre os quais se destacam: medalha de Defesa da Saúde conferida pelo Centro de Estados do Serviço de Saúde da Força Pública de São Paulo (1962); prêmio Ouvídio Pires de Campos por trabalho científico realizado no Departamento de Clínica Médica da FMUSP, em 1970; Abraham Horowitz Award concedido pela Associação Pan-Americana de Educação em Saúde, em Washington – DC, Estados Unidos da América, em reconhecimento pelas atividades na educação e saúde na América Latina (2001); placa em reconhecimento pela relevante contribuição na criação do Sistema de Informação de Mortalidade conferida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2008); e placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Organização Mundial de Saúde
(2010).
Ruy Laurenti é casado e ingressou, em 14 de abril de 1999, como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, sendo o primeiro ocupante da cadeira nº 76, cujo patrono é Arnaldo Amado Ferreira.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
OMS: Organização Mundial da Saúde.
O acadêmico Ruy Laurenti faleceu em 12 de junho de 2015, aos 83 anos.