Sérgio Bortolai Libonati
Sérgio Bortolai Libonati nasceu aos 17 de abril de 1943, em São Paulo, capital. É filho do dr. João Raphael Libonati e da dra. Aida Bortolai Libonati.
Fez o primeiro grau no Grupo Escolar “Dr. Murtinho Nobre” (1950-1953) e no Colégio Estadual e Escola Normal “Alexandre de Gusmão” (1954-1957); e o segundo grau no Colégio Estadual “Presidente Roosevelt” (1958-1960).
Ingressou, em 1962, na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo, graduando-se em 1965. No ano seguinte ingressou na Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduando-se em 1971. Aí fez o curso técnico “Professor Cabello Campos”, em radiologia (1969-1970).
Sérgio Bortolai Libonati fez residência médica (1972-1973) no Departamento de Radioterapia do Instituto Central do Hospital A. C. Camargo da APCC3, atual Fundação Antonio Prudente de São Paulo.
Aperfeiçoou seus conhecimentos em radioterapia no The Royal Marsden Hospital, em Londres – Inglaterra (1975-1976), e fez especialização em laringologia, em nível mestrado, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979-1982).
Sérgio Bortolai Libonati obteve o título de especialista em radioterapia pelo Colégio Brasileiro de Radioterapia (CBR) e Associação Médica Brasileira, em 1974; e o título de especialista em cancerologia pela Sociedade Brasileira de Cancerologia e AMB, em 1976.
Atuou como médico do Serviço de Radioterapia e Oncologia do Hospital Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” – Iamspe (1978-2004, sendo diretor do serviço de 1984-1998); diretor clínico e responsável técnico da Clínica de Radioterapia Ltda. (Clinard, 1981-2005); e, desde 1981, é diretor clínico do Centro Paulista de Radioterapia e Oncologia Ltda. (Cepro).
Possui diversos trabalhos publicados e proferiu aulas em congressos, simpósios, jornadas e cursos médicos.
É membro das seguintes entidades profissionais, científicas e culturais: Associação Brasileira dos Oficiais da Reserva do Exército – R2 (Abore); American Federation of Clinical Oncologic Societies (AFCOS); Asociación Ibero Latino Americana de Terapeutica Radiante Oncológica (Alatro – sócio fundador, 2005); Associação Médica Brasileira (AMB); Associação dos Ex-Residentes do Hospital A. C. Camargo; Academia de Medicina de São Paulo; Associação Paulista de Medicina (APM); American Society for Therapeutic Radiology and Oncology (Astro); Grupo Brasileiro de Estudos para Detecção e Prevenção do Câncer (Bradepca); Colégio Brasileiro de Radiologia (CRB – presidente do Setor Radioterapia, 1995-1997); Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp); Círculo de Radioterapêutas Ibero Latino-Americanos (Crila – sócio fundador, 1973; presidente de 1998-2000); Conselho Regional de Técnicos em Radiologia (CRTR/5); Grupo Latino-Americano de Curieterapia – Radioterapia – Oncologia (GLAC-RO); Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC); Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT, sócio fundador); Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC); Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp); Sociedade Brasileira de Ginecologia Oncológica (Sobragon); Sociedade Médica Ítalo-Brasileira (Somib); Sociedade Paulista de Cancerologia (SPC); Sociedade Paulista de História da Farmácia e Ciências Afins (SPHFCA); e Sociedade Paulista de Radiologia (SPR).
Sérgio Bortolai Libonati ingressou, em 2008, na Faculdade de Direito Damásio Evangelista de Jesus, tornando-se bacharel em 2012.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Antônio Cândido de Camargo foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia, hoje, Academia de Medicina de São Paulo durante um mandato anual entre 1915-1916, e é o patrono da cadeira nº 66 desse
silogeu.
APCC: Associação Paulista de Combate ao Câncer.
Iamspe: Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.
Sérgio Bortolai Libonati ingressou como membro titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 2 de abril de 1981, galgando a condição de membro emérito e de primeiro ocupante da cadeira nº 65, cujo patrono é Luiz Migliano.