Sérgio Vieira Bettarello
Sérgio Vieira Bettarello nasceu em 1º de novembro de 1956. É filho de Agostinho Bettarello e de Talitha Vieira Bettarello.
Ingressou, em 1974, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), graduando-se em 1979. Nessa mesma instituição de ensino fez residência médica em psiquiatria (1980-1982) e dedicou-se à carreira universitária.
De 1985 a 2004 complementou sua formação com nove cursos de aprimoramento. Obteve o doutorado, em 1992, sob a orientação do professor Antonio Carlos Massaroto Casarino com a tese Características de Personalidade de Alcoolistas e Evolução no Tratamento.
Seu foco de atuação é o tratamento de alcoolistas. No Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP atuou como assistente e chefe do Setor de Psicodinâmica do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea, 1987), e, a partir de 1990, como fundador, diretor e administrador do Centro de Reabilitação e Hospital-Dia.
Sérgio Vieira Bettarello atuou como conselheiro consultivo da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead, 1982) e na diretoria do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (1987).
Participou de bancas examinadoras, sendo três de dissertação de mestrado e uma de doutorado.
Esteve presente mais de 130 congressos, simpósios, jornadas, seminários e cursos, atuando na comissão organizadora de 13 deles. Nesses eventos apresentou 15 trabalhos e pronunciou conferências. Organizou também cinco cursos de extensão universitária.
Sérgio Vieira Bettarello publicou três artigos em revistas e três resumos em anais de congressos, e é autor de dois capítulos em livros. São de sua lavra as seguintes obras: Drogas, Perigos e Preconceitos (1988 e 1990, em coautoria com Carlos Alberto Aricó); Perspectivas Psicodinâmicas em Psiquiatria (1998); Saúde e Liberdade (2006, coautoria com Carlos David Segre); e Fundamentos e Prática em Hospital-Dia e Reabilitação Psicossocial (2008, em coautoria com Francisco Greco, Luís de Moraes Altenfelder Silva Filho e Maria Cecília Fernandes Silva).
É diretor do Instituto Agostinho Bettarello, centro de estudos aberto e voltado à difusão do conhecimento.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Titular e emérito da cadeira no 21 da Academia de Medicina de São Paulo, cujo patrono é Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Agostinho Bettarello é o patrono da cadeira no 63 da Academia de Medicina de São Paulo.