Sônia Maria Rolim Rosa Lima
Sônia Maria Rolim Rosa Lima nasceu em Tatuí (SP). Seu pai, Raymundo Rolim Rosa, era médico veterinário e foi professor na Universidade de São Paulo e pesquisador no Instituto Butantã. Sua mãe, Sylvia Seabra Mayer Rolim, foi pedagoga e assistente social. Ambos os progenitores foram professores e sempre exemplos para os filhos, de paixão e dedicação ao ensino.
Sônia Maria Rolim Rosa Lima graduou-se, em 1973, pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes. Em 1974, após concurso, realizou sua residência no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), dando início às suas atividades de ensino e de assistência junto aos alunos de graduação, residentes, estagiários e pós-graduandos, exercidas até o presente.
Sua vocação para o ensino emergiu quando cursava o ensino médio, aos 14 anos, continuando por todo curso superior, quando foi preceptora de várias especialidades. Durante sua graduação participou de atividades extracurriculares, exercendo a função de coordenadora de equipe médica junto a projetos do Governo Federal e instituições particulares.
Em 1976, findo o período de residência médica, após concurso, foi aprovada recebendo o título de especialista em ginecologia e obstetrícia (Tego) pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo. Na ocasião, também prestou concursos públicos, sendo aprovada para médica do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) como médica federal.
Após defesa pública, concluiu o mestrado em medicina, na área de concentração em tocoginecologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1998. Na Universidade de São Paulo – Instituto do Coração (InCor), em 2002, obteve o título de doutora em medicina, na área de concentração em cardiologia. No ano de 2007, após concurso realizado segundo normas da FCMSCSP, obteve o título de professora adjunta.
Suas atividades no campo acadêmico, com foco em pós-graduação, iniciaram-se no ano de 2003, como professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, orientando alunos de mestrado e doutorado. Em 2019, iniciou também atividades de orientação de teses como professora do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da mesma instituição de ensino. Seus alunos estão inseridos no corpo docente de diferentes Faculdades de Medicina, exercendo papel de professores e pesquisadores.
Em 2020, após concurso público, recebeu o título de professora titular da FCMSCSP, tendo sido a primeira mulher a receber este título dentro do seu Departamento.
Sônia Maria Rolim Rosa Lima publicou seis livros dentro de sua especialidade, sendo quatro deles em tema inédito na área de atuação; proferiu palestras e aulas em congressos e encontros médicos; e possui capítulos de livros e trabalhos publicados em revistas internacionais e nacionais.
É membro titular da International Menopause Society (Grã-Bretanha) e North American Menopause Society (USA); membro efetivo da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo; Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo – Sogesp; Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina – Sobrage; Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH e Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM.
Dentre outras funções exercidas salientam-se: vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas – Regional do Estado de São Paulo; coordenadora cientifica da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina – Sobrafito; coordenadora do Comitê de Anticoncepção e Climatério da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH; e delegada pela capital da Associação Paulista de Medicina (2017-2020).
Sônia Maria Rolim Rosa Lima é casada com o doutor Francisco de Assis Lima Junior, grande incentivador de sua carreira acadêmica, e com quem teve dois filhos: João Paulo Rolim Rosa Lima e Luís Gustavo Rolim Rosa Lima; duas noras: Sabiene Kuramoti Lima e Luciana Cardoso Teixeira Lima; duas netas: Ana Clara Kuramoti Rolim Lima e Helena Rolim Teixeira Lima; e um neto; Gabriel Kuramoti Lima.
NOTAS:
Biografia e foto foram fornecidas pelo autor.
Pequenas inserções e adaptações do texto ao perfil desta secção, assim como as notas de rodapé foram feitas pelo Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
Em decorrência das recomendações dos órgãos estatais de saúde pública de não aglomeração por causa da pandemia do cononavírus, a posse ocorreu em reunião virtual, através da Plataforma Zoom, em 27 de abril de 2021.