Wagner Farid Gattaz
Wagner Farid Gattaz nasceu em São José do Rio Preto (SP), aos 10 de fevereiro de 1951. É filho de Farid Gattaz e de Laila Gattaz.
Estudou no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e graduou-se pela Faculdade de Medicina do ABC, em 1975. Fez residência durante dois anos no Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP) e obteve bolsa de estudos para pós-graduação na Universidade de Heidelberg, Alemanha. Aí conquistou o título de doutor com a tese Antígenos HLA em Esquizofrenia (1979), tendo como orientador o professor Helmut Beckmann; e o título de livre-docente com a tese Esquizofrenia: Um Estudo Biológico Integrativo (1983).
Wagner Farid Gattaz possui títulos de especialista em psiquiatria e em psicoterapia conferidos pelo Conselho Alemão de Medicina. Em 1995 seu nome foi incluído no livro “Os Melhores Pesquisadores Médicos da Alemanha”.
Contratado como professor de psiquiatria na Universidade de Heidelberg, em 1984, assumiu a direção da Unidade de Neurobiologia no Instituto Central de Saúde Mental, onde ficou até 1996. Nesse instituto foi também médico chefe, exercendo intensa atividade clínica e de supervisão.
Na Universidade de Heidelberg ministrou o curso de psiquiatria para os alunos da faculdade de medicina. Em junho de 1996 retornou ao Brasil, após ser indicado, por concurso, para o cargo de professor titular de psiquiatria da FMUSP.
Em 1998 formou equipe multidisciplinar e, com verbas da Fapesp , iniciou a construção e montagem do Laboratório de Neurociências no Departamento de Psiquiatria da FMUSP, que entrou em funcionamento em 1999, tornando-se seu diretor. Em 2006 assumiu a presidência do Conselho Diretor do Instituo de Psiquiatria.
É pesquisador nível IA do CNPq4 e suas principais linhas de pesquisa são os aspectos neuroquímicos e moleculares dos transtornos neuropsiquiátricos, principalmente da esquizofrenia e da doença de Alzheimer. Nessa área orientou diversas teses de doutorado; publicou livros no exterior; capítulos em livros e mais de três centenas de trabalhos.
Wagner Farid Gattaz tem sido coeditor de periódicos nacionais e internacionais: European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience (por 25 anos! – 1986- 2011); Psychopharmacology; Schizophrenia Research (desde 1994); Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ , desde 1995); Journal of Neural Transmission (1999-2008); World Journal of Biological Psychiatry (desde 1998); Clinics (FMUSP, desde 1998); Revista Brasileira de Psiquiatria (desde 1998); Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (impresso, 2002-2006); Revista da Associação Médica Brasileira (impresso, 2002) e Current Psychiatry Reviews (desde 2004). É também editor chefe, desde 1996, da Revista de Psiquiatria Clínica (FMUSP).
É membro das seguintes entidades: Society of Biological Psychiatry (EUA); Academia Medicinae & Psychiatriae (EUA); Associação Brasileira de Psiquiatria Biológica (honorário, 1995); Asociación Argentina de Psiquiatras (honorário, 1995); Deutsche Gesellschaft fuer Biologische Psychiatrie; Arbeitsgemeinschaft fuer Neuropsychopharmachologie; Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento; Collegium Internacionale Neuropsicopharmacologicum; Academia de Ciências de Heidelberg (correspondente, 2004); Academia de Medicina de São Paulo; Academia Brasileira de Ciências (ABC) ; e Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (Aperj – honorário, 2004).
Wagner Farid Gattaz pertenceu ao comitê científico da World Federation of Societies of Biological Psychiatric e é consultor ad hoc da Fapesp, Capes e CNPq. Participa dos órgãos administrativos do HC – FMUSP, sendo membro de seu Conselho Deliberativo e curador da Fundação Faculdade de Medicina.
Foi galardoado com o título de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico pela presidência da República do Brasil (2006) e recebeu os prêmios: Prêmio Saúde é Vital da Editora Abril (2008); Prêmio de Pesquisa da World Federation of the Societies of Biological Psychiatry (WFSBP, 2009)10 ; Burghoelzli Prize for Clinical and Epidemiological Psychiatry da Universidade de Zurique (Suíça, 2009); e Prêmio Jabuti em sua 54ª edição – categoria Ciências da Saúde, da Câmara Brasileira do Livro (2012).
Wagner Farid Gattaz publicou 319 trabalhos em revistas do Brasil e do exterior, que receberam mais de 5.000 citações na literatura científica, resultando num índice H = 37. É autor de 52 capítulos de livros nacionais e internacionais; 275 resumos em anais de congressos; e 90 artigos em jornais e revistas.
Apresentou 162 trabalhos em congressos; concedeu 14 entrevistas na mídia e foi coordenador do programa de entrevistas semanais da Rádio Jovem Pan (2000).
Participou de diversas bancas examinadoras, sendo oito de dissertação de mestrado; cinco de qualificação de doutorado; 20 de doutorado; cinco de livredocência; quatro de professor titular; e 11 de outros concursos públicos. Por sua vez foi orientador de sete dissertações de mestrado; 30 teses de doutorado; duas de pósdoutorado e nove de iniciação científica.
Fez-se presente em 193 congressos, simpósios e jornadas no Brasil e no exterior, e esteve na comissão organizadora de outros oito eventos.
Wagner Farid Gattaz é autor ou esteve na comissão editorial dos seguintes livros: Search for the Causes of Schizophrenia (em coautoria com H. Häfner e W. Janzarik – Berlim, 1987); Search for the Causes of Schizophrenia (volume II, em coautoria com H. Häfner – Berlim, 1991); Search for the Causes of Schizophrenia (volume III, em coautoria com K. Kohlmeyer – Berlim, 1995); Search for the Causes of Schizophrenia: Balance of the Century (volume IV, em coautoria com K. Kohlmeyer – Darmstadt, 1999); Search for the Causes of Schizophrenia (volume V, em coautoria com H. Häfner – Darmstadt, 2004); Advances in Biological Psychiatry (volume 23, em coautoria com D. Ebert, K. P. Ebmeier e W. P. Kaschka – Basileia, 2007; volume 26, em coautoria com D. Ebert, K. P. Ebmeier e W. P. Kaschka – Basileia, 2010; volume 27, em coautoria com D. Ebert, K. P. Ebmeier e W. P. Kaschka – Basileia, 2012; e volume 28, em coautoria com K. P. Ebmeier e W. P. Kaschka – Basileia, 2012); Advances in Schizophrenia Research (volume 24, em coautoria com D. Ebert, K. P. Ebmeier e W. P. Kaschka – Basileia, 2008); Atualização em Esquizofrenia (nos 1, 2 e 3, 2009; nos 4 e 5, 2010); e Advances in Schizophrenia Research (em coautoria com G. Busatto – Nova Iorque, 2010).
Wagner Farid Gattaz é casado com Gabriele Gattaz, nascida em Coburg, Alemanha, em 10 de janeiro de 1966, com quem teve dois filhos: Moritz e Leonardo, ambos nascidos em Heidelberg, Alemanha, em 1993 e 1995, respectivamente.
NOTAS:
Esta biografia é uma autoria do Acad. Helio Begliomini, Titular e Emérito da cadeira nº 21 da Academia de Medicina de São Paulo sob o patrono de Benedicto Augusto de Freitas Montenegro.
HLA: Sigla inglesa – Human Leukocyte Antigen – é o sistema antígeno leucocitário humano, nome dado ao complexo principal de histocompatibilidade humano. Situa-se no braço curto do cromossoma 6.
Fapesp: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
UFRJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Na Sociedade Alemã de Psiquiatria Biológica atuou como secretário-geral (1994).
Ingressou na Academia de Medicina de São Paulo em 17 de dezembro de 1999, galgando a condição de membro honorário desse sodalício.
Ingressou como membro titular da ABC, em 28 de maio de 2001. 9 Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
A WFSBP – Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica congrega 65 países.