O Médico Psiquiatra João Sampaio De Almeida Prado Tomará Posse Na Academia De Medicina De São Paulo No Dia 22 De Setembro De 2016, Às 20h
No dia 22 de setembro de 2016 (quinta-feira), às 20h, no Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina – São Paulo – SP, à Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, o médico psiquiatra João Sampaio de Almeida Prado se tornará Membro Titular da Academia de Medicina de Medicina, na cadeira número 113, que tem seu Patrono Mario Rodrigues Louzã e antecessor, José Rodrigues Louzã.
O novo titular será recebido pelo Acadêmico Guido Arturo Palomba (médico psiquiatra forense e diretor cultural da Associação Paulista de Medicina).
Para compor a mesa cerimonial estão sendo convidados representantes das Entidades Médicas do país, além de autoridades ligadas à Medicina.
Breve Currículo João Sampaio de Almeida Prado
Nasceu no dia 4 de novembro de 1950, em São Paulo – SP, CREMESP 24.431, RG 4.516.859, CPF/MF 816.306.548-68. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no ano de 1975. Estagiou na Clínica de Neuropsiquiatria do Hospital Geral de São Paulo do Ministério do Exército, a partir 1976, tendo chefiado a referida clínica.
Possui Título de Especialista em Psicanálise pela Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo; Nutrologia, pela Associação Médica Brasileira; Medicina Legal e Perícias Médicas, pela Associação Médica Brasileira.
É Membro Titular da Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo; Membro da Internacional Association of Group Psychotherapy, desde 1995; Membro titular e fundador da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, sendo o primeiro Vice-presidente da Regional Paulista. Conselheiro da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santana; Diretor Conselheiro Fiscal da Associação Paulista de Medicina. Delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
Publicou vários artigos científicos e os seguintes livros: Educação Emocional – A Arte de Unir-se (Cortez Editora, São Paulo, 1989) e Negociando a Sexualidade (Editora Typus, São Paulo, 2001).
Participou de vários congressos e ministrou palestras em diversas entidades, como Clube Paulistano e Rotary Club, Associação Comercial de São Paulo, Associação Paulista de Medicina, Ordem dos Advogados do Brasil, sede Central e Regional Norte. Coordenou cursos e jornadas em Psiquiatria Forense.
Desde 1980 trabalha em consultório próprio como psiquiatra, psiquiatra forense (perito e assistente técnico), psicoterapeuta de grupo e individual, e desde 2003, como nutrólogo.
Possui biblioteca com cerca de 2 mil volumes, com temas voltados às especialidades que exerce.
Patrono da Cadeira 113, Mario Rodrigues Louzã
Nasceu no dia 8 de maio de 1897, na cidade de Itatiba (SP).
Desde muito jovem sempre quis ser médico e, aos 14 anos, veio estudar em São Paulo com o objetivo de se formar. Ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Livre de São Paulo, mas essa instituição funcionou somente entre 1911 e 1917. Teve então que ir estudar na Faculdade de Medicina da Bahia, onde concluiu o curso em 1918 e apresentou a tese A Therapeutica Moderna da Coqueluche, que foi plenamente aprovada, para obter o grau de doutor em medicina. Foi diretor administrativo do Hospital São José do Brás. Seu nome é honrado como patrono cadeira número 113 da augusta Academia de Medicina de São Paulo, assim como dá nome a duas ruas: uma na cidade de Itatiba, e outra na cidade de São Paulo, no bairro Jardim São José.
Faleceu em São Paulo, no dia 5 de setembro de 1976, aos 79 anos. Exerceu a profissão por mais de meio século. Foi agraciado pelo Rei Vitório Emauel III como “Cavaleiro da Coroa da Itália”. Publicou trabalhos científicos de alto alcance social e humano.
Sobre a Academia de Medicina de São Paulo
Em 24 de fevereiro de 1895, o médico e filósofo Luiz Pereira Barreto teve a ideia de criar uma sociedade médica em São Paulo. O objetivo era congregar ainda mais a classe médica e expressar a contribuição do grupo para a medicina no país. O início oficial das atividades aconteceu em 7 de março de 1895, então sob a nomenclatura de Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Em 1954, a Sociedade transformou-se na Academia de Medicina de São Paulo, que tem por finalidade preservar a tradição, a história e o progresso da Medicina e das ciências afins. Mantêm estreitas relações com o poder público e com entidades semelhantes de âmbito estadual, nacional e internacional. A Academia de Medicina de São Paulo congrega médicos dos mais renomados das várias especialidades da medicina. Atualmente está localizada à Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, no 6º andar da Sede Social da APM.
SERVIÇO:
Nome: Posse de Novo Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo, Dr. João Sampaio de Almeida Prado
Data: 22 de setembro de 2016, quinta-feira, às 20h
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, Auditório Nobre da Associação Paulista de Medicina – São Paulo – SP (01318-901)
RSVP: (11) 3105-4402 ou 3106-5220
Estacionamentos com descontos: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 306/311/318
MAIS INFORMAÇÕES:
Academia de Medicina de São Paulo
Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 278 – 6º andar – salas 2 e 3
Telefone: (11) 3105.4402 / 3106.5220
São Paulo – CEP: 01318-901
Email: contato@academiamedicinasaopaulo.org.br